Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

UAW agradece o apoio dos metalúrgicos da Grande Curitiba na luta contra os abusos da Nissan EUA

O Sindicato americano UAW enviou uma carta e agradecimento ao presidente do SMC, Sérgio Butka, agradecendo o apoio que os metalúrgicos da Grande Curitiba tem dado à luta dos trabalhadores da fábrica da Nissan, no estado do Mississipi (EUA).  A empresa comete uma série de abusos  e perseguições contra os trabalhadores que querem exercer seu direito de sindicalização. O resultado dessa prática antisindical e tentativa de amedrontamento por parte da empresa é o trabalhador  com direitos e  salários reduzidos, o aumento de casos de assédio moral e do número de acidentes de trabalho.  Os ataques da Nissan  violam os tratados internacionais do trabalho e já foram condenados por várias instituições de defesa dos direitos trabalhistas e humanos.

Nissan: medalha de ouro no desrespeito contra os trabalhadores

 No último dia 18 de fevereiro, a UAW e vários Sindicatos do Brasil  realizaram um protesto no Rio de Janeiro para denunciar os abusos da multinacional contra os trabalhadores nos EUA. A empresa é uma das patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos, que acontecerão esse ano no Rio.  Uma carta-denúncia e de repúdio foi entregue ao representante do Comitê Organizador da Olimpíada.

De acordo com a carta,  ao se tornar patrocinador dos Jogos Olímpicos, a Nissan se comprometeu a acatar "diversas cláusulas de "responsabilidade social e respeito aos trabalhadores", que não estão sendo cumpridas na fábrica localizada na cidade de Canton, que tem 6 mil funcionários.

"No caso de a empresa ser inflexível e insistir em descumprir os compromissos de responsabilidade social, definidos para os patrocinadores, será pedido a retirada do patrocínio", conclui a carta.

Agradecimento
Na carta da UAW enviada ao SMC, os americanos agradecem aos metalúrgicos da Grande Curitiba “por seu apoio tentar trazer à Nissan junto às suas responsabilidades e juntos podemos defender o direito dos trabalhadores em todos os lugares para organizar e negociar coletivamente”, diz a carta.

Leia a carta na íntegra, CLICANDO AQUI.
 
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.