Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Unidade: Rede Sindical da Thyssenkrupp debate estratégias para avançar na luta por melhores condições de trabalho e salário

Décimo encontro foi realizado em São José dos Pinhais (PR) e contou com a participação do SMC

Nesta quarta e quinta (30 e 31) foi realizado o 10ª encontro da Rede Sindical Thyssenkrupp em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O debate contou com várias lideranças sindicais ligadas a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM-Força Sindical) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) de várias regiões que representam as unidades brasileiras da Thyssenkrupp, fabricante de elevadores e autopeças.

O objetivo foi definir estratégias para melhorar a ação sindical de forma solidária para que os dirigentes sindicais trabalhem juntos para melhorar as condições de trabalho e salário dos trabalhadores da empresa que produz autopeças e elevadores.

Além dos debates os dois dias de atividades contaram com palestras do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), e visitas a unidade paranaense da Thyssenkrupp e a Volkswagen.

“Uma das estratégias para enfrentar a globalização é justamente este trabalho de rede. Porque nós entendemos que o Sindicato local sozinho não consegue resolver. Daí a importância da solidariedade do trabalho em conjunto para enfrentar problemas semelhantes através da união dos trabalhadores em redes sindicais”, analisa o técnico do DIEESE, Roberto Anacleto.

“Quando você discute com trabalhadores e dirigentes sindicais de todo o país você começa a ver de forma diferente, da tratativa dos trabalhadores pela empresa, de salários e benefícios, por exemplo. A ideia da Rede é passar esta informação a todos para que possam passar lutar na base com o objetivo de equiparar e padronizar direitos e conquistas a nível nacional”, frisa o diretor da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, Luiz Carlos de Oliveira.

A criação desta Rede que já chega no 10º encontro já resultou em avanços para os metalúrgicos da empresa, como ressalta o dirigente sindical da CNM, André Santana, “nós temos construído um dialogo que já proporcionaram avanços em várias questões que antes da Rede não eram permitidas”.

“Nós uniformizamos as informações do que acontece em cada unidade da Thyssenkrupp. E com estas informações em mãos, cada Sindicato adota uma estratégia para melhorar as condições dos trabalhadores nas fábricas”, comenta o Secretário Geral do SMC, Jamil Dávilla.

A Thyssenkrupp é uma empresa de origem alemã e no Brasil emprega cerca de 8 mil trabalhadores. Possui unidades em São José dos Pinhais(PR), Guaíba (RS), Belo Horizonte/Santa Luzia (MG), Rio de Janeiro(RJ) e São Paulo/Campo Paulista (SP).

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.