Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

28 de abril: Metalúrgicos de Curitiba e Força PR realizam ações para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho

Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho. A data foi instituída para lembrar o grave problema enfrentado por trabalhadores do mundo inteiro e a necessidade de combater esses males através da conscientização e da prevenção.

“É inadmissível que o  trabalhador saia de casa para lutar pelo pão de cada dia e corra o risco de voltar dentro de um caixão. É por isso que temos lutado para mudar essa realidade de acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

Caminhão do Terror e Seminário

Para lembrar a data, o Sindicato e a Força Paraná estarão levando na quinta-feira (28) para a Rua XV, no centro de Curitiba, o caminhão do terror. Nele, a população poderá assistir vídeos sobre os males da terceirização, assédio moral e sexual, etc. Além disso, serão distribuídas cartilhas explicativas sobre doenças do trabalho como estresse, LER, depressão entre outras. A  ação também acontecerá simultaneamente em São José dos Pinhais, na região metropolitana.

Na sexta-feira, dia 29, o Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato realiza o Seminário “Stress no Trabalho: um desafio coletivo” durante todo o dia no Sindicato. (CLIQUE AQUI  para conferir a programação.
 
Números macabros
E a coisa não é brincadeira. Só em 2014, último dado disponível, o INSS contabilizou 704,1 mil acidentes de trabalho no país, sendo 2.783 mil mortes e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. 

Já entre 2007 e 2013, 5 MILHÕES de trabalhadores foram vítimas de acidente ou doença do trabalho no Brasil. Desses 19.500 chegaram óbito e  101 mil  ficaram inválidos.

No mesmo período de sete anos, 1 MILHÃO de dedos foram perdidos no ambiente de trabalho.

Ainda segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 5 MIL trabalhadores morrem por dia no mundo vítimas de acidente ou doenças do trabalho.

Os acidentes e doenças resultam em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, cujas consequências, muitas vezes, extrapolam o ambiente de trabalho.

Causas de afastamento
Em 2013, os transtornos mentais, doenças no sistema nervoso ou doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo foram responsáveis pelo afastamento de 78% das mulheres que receberam o Auxílio-Doença Acidentário. No caso dos homens, 70% se afastaram por causa de traumatismos.

Abril Verde
O Sindicato também aderiu à campanha Abril Verde, movimento que tem por objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. O mês deve-se ao  Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e ao  Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que também é no dia 28 de abril. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

Confira os materiais de saúde e segurança clicando nos links abaixo:

- Jornal Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho: http://zip.net/brtckW

Cartilha "Previna-se contra a Ler/Dort"
www.simec.com.br/artigo/cartilha_saude_final.pdf

Cartilha "Estresse: Desarme essa Bomba"
www.simec.com.br/artigo/cartilha_estresse.pdf

Cartilha "Dê um chute na Depressão"
www.simec.com.br/artigo/2867cartilha_depressao.pdf

Cartilha "Não dê moral para o Assédio Moral"
www.simec.com.br/artigo/cartilha_assedio.pdf

Cartilha "CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho"
www.simec.com.br/artigo/cartilha_cat.pdf
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.