Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Paraná concede reposição da inflação para seus jornalistas e recomenda que Sindicatos filiados façam o mesmo

Atendendo recomendação do Sindicato dos Jornalistas do Paraná - Sindijor, a Força Paraná está solicitando aos seus Sindicatos filiados que concedam reajuste salarial baseado na reposição da inflação (INPC) para seus profissionais de imprensa. O índice de 9,83% refere-se à maio, data-base dos jornalistas do estado. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba é um dos que já seguiu a recomendação da Força. Segundo o secretário-geral do SMC, Jamil D’avila, “a comunicação é uma ferramenta importante nas lutas dos Sindicatos e movimentos sociais. Por isso, valorizar os profissionais de imprensa é fortalecer essa luta”, diz.

Negociações dos jornalistas emperradas
O acordo de convenção coletiva da categoria para esse ano ainda não fechou devido às dificuldades impostas pela intransigência patronal. Até agora houve duas reuniões entre o Sindijor e o Sindicato patronal que representa as empresas de comunicação do Paraná. Na primeira, o patronal ofereceu míseros R$ 60,00 de reposição salarial, numa clara demonstração de desprezo pelos trabalhadores.  Na segunda reunião ofereceram reposição de 5%, de forma escalonada e se negaram à discutir as demais cláusulas não econômicas, como o respeito à jornada de trabalho de 5 horas,  à liberdade sindical e  o fim das demissões. Não está fácil. Nos últimos quatro anos, mesmo com a luta e mobilização, todos os reajustes foram abaixo da inflação, o que acarretou numa perda salarial significativa aos trabalhadores.

Dessa forma, enquanto as negociações estão emperradas, o Sindijor tem procurado outras frentes de luta, buscando firmar acordos com empresa, instituições e demais órgãos que possuem assessoria de imprensa. Segundo o site do Sindijor, a CUT e a CTB  também estão recomendando que seus Sindicatos filiados concedam o reajuste pelo INPC e se, possível, acima da inflação. Além disso, a Câmara Municipal de Curitiba também já concedeu o índice de 10,36% para seus profissionais de comunicação.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.