Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Francisco Gorges: Uma história de lutas pela categoria metalúrgica da Grande Curitiba

A exemplo do companheiro Diamiro Cordeiro da Fonseca, Francisco Gorges, falecido nesta sexta (13), devido a uma parada cardíaca fez parte da história da entidade, enfrentando anos difíceis da história do nosso país. O metalúrgico das Industrias Langer, o Chico, como era conhecido, ingressou no Sindicato em 1963 e desde esta época participou ativamente das lutas em prol da categoria metalúrgica da Grande Curitiba.

Um dos grandes episódios desta trajetória foi em março de 1988, quando o Sindicato participou de um momento histórico para o Brasil. Os metalúrgicos fizeram diversas caravanas à Brasília para participar da assembléia constituinte. Nossa categoria defendeu os direitos dos trabalhadores na elaboração das leis que hoje regem o país. “Nós fizemos muitas caravanas de Curitiba para Brasília, para ficarmos em cima dos deputados e senadores. Fazíamos propostas sobre aquilo que nós queríamos para os trabalhadores”, recordava Gorges.

Ele também enfrentou a forte repressão dos 24 anos de regime militar, que dificultaram a luta sindical como um todo. “Foi um período muito difícil, era tudo censurado, éramos proibidos de mobilizar os trabalhadores em porta de fábrica”, comentava Gorges sobre uma época em que o Sindicato oferecia uma estrutura de serviços para  manter a integração e participação dos trabalhadores.

Francisco participou da expansão patrimonial do Sindicato na década de 60 com a aquisição da primeira sede própria, que na época ficava na Praça Santos Andrade. Na década seguinte foi adquirido terreno em Matinhos, onde hoje fica a Colônia de Férias.Nesta década também foi adquirida a nova sede própria da Lamenha Lins.

“Perdemos um grande companheiro, que ajudou a construir em tempos muito difíceis a história do Sindicato. Que sua trajetória por melhores condições de trabalho e salários pela categoria metalúrgica nesta entidade seja sempre lembrada”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.