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Campo Largo terá fábrica de carros elétricos

Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), será a primeira cidade no Brasil a abrigar uma fábrica de veículos elétricos. Trata-se da chinesa Oxxor Motors que, com um investimento de US$ 150 milhões, começará, a partir de março de 2010, a produzir dez modelos diferentes de veículos movidos a eletricidade.

Em cinco anos, a previsão da empresa é gerar cinco mil empregos diretos e indiretos. A Oxxor ficará instalada no mesmo local onde funcionou a fábrica da Chrysler, que encerrou suas operações em 2001.

“Nossa expectativa é muito grande, pois essa será a primeira fábrica de veículos elétricos no país. Além de pensarmos no meio ambiente, iremos priorizar a linha de produção humana, não teremos robôs. Estamos voltando o modo de produção utilizado há 50 anos, mas com tecnologia muito moderna”, diz o presidente da Oxxor Motors Group do Brasil S/A, João Paulo de Oliveira Mello.

De acordo com o presidente, a fábrica irá injetar R$ 100 milhões anualmente na economia do município. “Isso acontecerá porque iremos priorizar 70% das vagas aos trabalhadores de Campo Largo. O restante virá de fora, e ficará com a capacitação técnica”, afirma.

Quanto aos veículos produzidos, a metade será destinada à venda no Brasil e o restante exportado para a América Latina e América do Norte. “Os carros deverão custar entre R$ 20 mil e R$ 200 mil dependendo do modelo”, afirma diretor-presidente da Oxxor, Yveloy Passos.

Para João Batista Souza Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Largo, a chegada da fábrica na cidade é como um marco. “Para nós é um grande privilégio receber a Oxxor.

Em Campo Largo nos preocupamos muito com o meio ambiente, por isso nada melhor do que a chegada de uma empresa pioneira nessa tecnologia no Brasil. A geração de empregos também será de extrema importância para a economia local”, avalia.

Aceitação

Segundo Passos, uma pesquisa feita pela empresa confirma que o consumidor brasileiro está preocupado com o meio ambiente. “A aceitação dos brasileiros aos veículos elétricos foi muito boa. Para atender todos, teremos uma rede de 430 revendedoras e outras 40 lojas que serão concessionárias e centrais de recarga”, afirma.

A autonomia dos veículos da Oxxor pode variar de 80 a 450 quilômetros. Para recarregar as baterias, Passos explica que outra medida inédita ficará responsável por isso.

“Trabalharemos com um sistema de mensalidade, onde o proprietário paga uma taxa por mês e recarrega seu carro quantas vezes quiser. Todas as cidades que tiverem uma loja da Oxxor terão uma central de recarga próxima”, adianta.

Fonte:DIAP 
Desenvolvido por Agência Confraria

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