Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Termina nesta sexta prazo de inscrição no ProUni

O prazo para se inscrever na segunda etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni) termina nesta sexta-feira(24), às 21h. Ao todo, serão oferecidas 26.165 bolsas integrais e 22.992 parciais de 50%. Todos os interessados que completaram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem preencher um formulário na página do Ministério da Educação, no endereço www.mec.gov.br. Após essa etapa, a primeira chamada ocorre na terça-feira (28). O selecionado deverá, então, comprovar, até 7 de agosto, as informações prestadas na ficha de inscrição na instituição para a qual foi selecionado. O resultado da segunda chamada será publicado dia 14 de agosto, e o prazo para comprovar os dados é até 20 de agosto. Para concorrer à bolsa integral de 100% da mensalidade durante todo o curso, o estudante precisa provar ter renda de até R$ 697,50 por pessoa da família. Já para as bolsas de 50%, a renda tem que ser de até R$1.395 por membro familiar. Os interessados também precisam ter feito todo o ensino m
édio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral.

Fonte: Da Agência Brasil


Dia dos Pais: 53% dos brasileiros comprarão à vista, aponta Serasa

Os varejistas de todo o Brasil têm a perspectiva de que, do total de vendas realizadas para o próximo Dia dos Pais, 53% serão pagas à vista, enquanto 47% serão a prazo, apontou estudo da Serasa divulgado nesta sexta-feira (24).

Essa perspectiva confirma a pesquisa da ACSP ( Associação Comercial de São Paulo) que apontou que, para todos os tipos de presente (roupas, CDs, relógios), mais de 80% dos consumidores pretendem pagar à vista, sendo que apenas os celulares registraram uma intenção de 50% nessa forma de pagamento.

Composição das vendas
O levantamento demonstrou ainda que as vendas à vista serão feitas principalmente em dinheiro, que corresponde a 44%, seguido pelos cartões de crédito, relativos a 22%. Em seguida vêm: cheques (17%), cartão de débito (16%) e cartão de loja (1%).

Já a composição de vendas a prazo demonstrou o seguinte: 40% serão feitas com cartão de crédito, 32% com cheque pré-datado, 20% com financiamento ou crediário, 4% com cartão de débito parcelado, 2% com cartão de loja e 2% de outras formas.

Presentes mais procurados
Segundo estudo da Serasa, os lojistas estão esperando vender mais roupas, sapatos e acessórios neste Dia dos Pais. Esses bens foram citados por 59% dos entrevistados. Em segundo lugar vieram os celulares, com 18% das opiniões, seguidos pelos eletrônicos (som, TV e MP3), com 7% das respostas.

O levantamento realizado pela ACSP apontou na mesma direção que o da Serasa e revelou que roupas e calçados serão os presentes preferidos dos consumidores (46% das respostas), seguidos pelos CDs, com 8%, e pelos perfumes e joias, também com 8%.

Crescimento?
Os empresários do varejo de todo o Brasil estão divididos quanto ao Dia dos Pais este ano, com relação ao crescimento do faturamento e das vendas físicas, na comparação à mesma data do ano passado.

Para 41% haverá aumento no faturamento, enquanto outros 41% esperam estabilidade. Neste ano, esse é o maior percentual de empresários acreditando na alta do faturamento para uma data comemorativa do comércio.

Fonte: Infomoney

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.