Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Brasília (DF): Centrais sindicais debatem redução da jornada na Comissão Geral da Câmara dos Deputados

A redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais foi debatida hoje (dia 25), pelos representantes das centrais sindicais, da sociedade civil e empregadores, na Comissão Geral, na Câmara dos Deputados. A Força Sindical participou com 1.200 sindicalistas associados de vários estados.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, cobrou urgência na votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 231/95 pelo plenário da Câmara. Na sua opinião, a jornada de 40 horas contribuirá para a criação de 2, 5 milhões de empregos.

"Ao votar a Proposta de Emenda Constitucional os parlamentares vão ter que decidir entre quem paga as eleições, no caso os empresários ou quem vota, os trabalhadores", declarou.

Na Comissão Geral foram ouvidos 30 especialistas sobre o assunto indicados pelo governo, sindicalistas e empresários. Nas últimas semanas, os sindicalistas comandados pelo presidente Paulinho sensibilizaram os parlamentares a votar a favor da jornada de 40 horas. Eles conversaram com os deputados e quando conquistavam o voto do parlamentar colavam um cartaz em seu gabinete manifestando apoio à PEC. Ao todo foram colados 380 cartazes.

A PEC 231/95, que reduz a jornada sem o correspondente ajuste nos salários, aumenta o adicional da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora trabalhada. A proposta foi aprovada pela Comissão Especial da Jornada Máxima de Trabalho e precisa ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara, com 2/3 dos votos para ser aprovada. O mesmo procedimento será exigido no Senado.

Fonte:Força Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.