Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Emprego industrial volta a subir em agosto após nove meses, diz CNI

Após nove meses, o emprego industrial voltou a registrar crescimento em agosto deste ano, segundo informou nesta quarta-feira (7) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio dos indicadores industriais. Em agosto, o emprego subiu 0,7% na comparação com julho, em termos dessazonalizados.
 
"O principal destaque deste mês é o mercado de trabalho reagindo. O ajuste no mercado de trabalho terminou sendo um pouco menor do que se esperava antes. É bastante provável que tenhamos um ciclo novo [de crescimento da indústria] se iniciando", disse o economista da CNI, Flávio Castelo Branco.
Último mês com crescimento foi outubro

O último mês no qual o emprego industrial havia registrado crescimento foi em outubro do ano passado, quando subiu 0,1%. Entre novembro de 2008 e junho deste ano, o emprego na indústria registrou queda por conta dos efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira.
 
Em julho, por sua vez, houve estabilidade. Ou seja, o emprego não caiu, mas também não cresceu. Antes de começar a recuar em novembro de 2008, o emprego industrial ficou 24 meses, ou seja, desde outubro de 2006, sem registrar quedas.
 
No acumulado de janeiro a agosto de 2009, porém, o emprego industrial recuou 3,3% - o pior resultado da série histórica que tem início em 2003.
Faturamento

O faturamento da indústria brasileira, por sua vez, subiu 1% de julho para agosto deste ano em termos dessazonalizados. Em julho, o faturamento teve pequena queda (-0,1%).
 
"Esse indicador aponta para uma recuperação mais sólida no terceiro trimestre (...) Os indicadores industriais da CNI de agosto mostram o fortalecimento da recuperação da atividade industrial.", informou a entidade.
 
No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, porém, o faturamento da indústria teve queda de 7,9% - o pior resultado para este período desde 2003, quando tem início a série histórica da entidade.
Horas trabalhadas na produção

Já as horas trabalhadas, indicador que se mais reflete o nível da produção industrial, recuou 0,2% em agosto deste ano, na comparação com julho, quando foi registrado um crescimento de 0,2%. "Mesmo com o registro do crescimento do emprego, as horas trabalhadas ainda não reagiram positivamente à maior atividade industrial", informou a CNI. De janeiro a agosto deste ano, segundo a entidade, as horas trabalhadas registraram queda de 8,8% - também o pior resultado desde 2003.
Uso do parque fabril

O nível de utilização da capacidade instalada da indústria, ou seja, de uso do parque fabril, subiu em agosto deste ano. Segundo números da CNI, atingiu o patamar de 80,1% no mês retrasado, em termos dessazonalizados, contra 79,9% em julho deste ano. É o maior valor desde novembro do ano passado (81,1%).

Fonte: G1

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.