Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Fim do fator previdenciário é aprovado em comissão da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (17), o projeto de lei do Senado que acaba com o fator previdenciário, dispositivo que diminui o valor de aposentadorias. O plenário da comissão ficou lotado com mais de 200 lideranças sindicais e aposentados.

Um grupo de aposentados, liderados pela Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), realizou manifestações em defesa da aprovação do projeto, que também equipara o percentual do reajuste das aposentadorias acima do salário mínimo ao que é dado ao Piso.

O presidente Cobap, Warley Martins, afirma que os aposentados pretendem pressionar os deputados ao longo de toda a semana, até que o projeto seja colocado na pauta do plenário. Mas o deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara, só vê possibilidade de votar o fim do fator em plenário em caso de amplo acordo.

Acordo - “Nós vamos ver como resolver a questão das aposentadorias, que deve nascer de um entendimento. Qualquer outra fórmula vai ser muito difícil”, avalia Temer. Na próxima segunda-feira (23), as Centrais Sindicais tentarão fechar um acordo, apresentando uma nova proposta em reunião com representantes do governo.

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (Paulinho), explica que na reunião das Centrais com o presidente Lula, na quinta-feira (12), ficou claro que o governo não aceitará um acordo com base no que os aposentados estão pedindo, ou seja, reajuste igual ao do salário mínimo.

Negociação - “Se for um pouco a mais do que a gente [CUT, Força e CGTB] já negociou – a inflação mais a metade do PIB – ele [Lula] está disposto a conceder”, comenta Paulinho. As Centrais pretendem sair da reunião de segunda-feira com uma nova proposta. “Segundo o presidente Lula, se a gente encaminhar, ele fará uma medida provisória, porque esse aumento tem que valer a partir de primeiro de janeiro”.

Fonte: Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.