Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Fevereiro bate recorde de venda de carros para o mês

As vendas de veículos no primeiro bimestre superam os volumes de igual período do ano passado em 9,4%, somando 434,3 mil unidades. Só no mês passado foram vendidos quase 221mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume recorde para um mês de fevereiro, tradicionalmente mais curto que os demais. Na comparação com janeiro, o resultado foi 3,6% maior e 10,8% superior ao de igual mês de 2009.

A indústria automobilística aposta em outro bom resultado para março, último mês de vigência da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os modelos flex. As projeções são de vendas de 300 mil a 320 mil unidades. O corte do IPI está em vigor desde meados de dezembro de 2008.

Mesmo sem o subsídio do IPI, as montadoras projetam crescimento de 9,3% nas vendas totais deste ano, que devem somar 3,4 milhões de unidades, 290 mil além do número de 2009, até agora recorde anual.

Executivos das empresas acreditam que a oferta de crédito com financiamentos de longo prazo, economia estável e crescimento de emprego e renda vão ancorar a alta deste ano.

RANKING

Em fevereiro, a Fiat manteve-se na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves, segmento que vendeu 211,4 mil unidades - um crescimento de 4,8% ante janeiro.

A marca italiana respondeu por 23% das vendas, de acordo com dados preliminares de registros de licenciamentos obtidos pelas empresas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) .

A Volkswagen recuperou o segundo posto no ranking, com 20,4% de participação, ainda muito próxima da General Motors, com 20%, e uma diferença de apenas 846 carros.

Na soma do bimestre, a GM segue em segundo lugar, com 21% das vendas totais. A Volkswagen tem 20,1% e a Fiat, 22,8%. As vendas acumuladas nesse segmento somam 413,2 mil unidades.

A coreana Hyundai ocupou a sétima posição no ranking em fevereiro e no bimestre, com 3,4% de participação em ambas situações, deixando para trás a japonesa Toyota (com 3%) e as francesas Peugeot (2,8%) e Citroën (2,3% no mês e 2,2% no bimestre).

Em relação aos dois primeiros meses do ano passado, três das quatro maiores montadoras brasileiras (Volkswagen, Ford e Fiat) perderam participação de mercado. Somente a GM melhorou.

Entre as marcas de menor porte, também perderam pontos no bimestre Peugeot, Citroën, Honda e Mitsubishi. Ganharam participação a Hyundai e a Kia e permaneceram com os mesmos índices a Renault e a Nissan.

O balanço completo do desempenho do setor automobilístico, incluindo dados de produção, exportações e empregos em fevereiro e no acumulado do bimestre, será divulgado na quinta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Fonte:Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.