Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná teve o quarto maior crescimento da produção industrial em janeiro

O Paraná foi o quarto estado que apresentou a maior produção industrial em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2009. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná teve crescimento industrial de 4% no período.

Espírito Santo, com 5,6%, Ceará e Pernambuco, ambos com 5,4%, aparecem nas primeiras posições. O avanço, no entanto, não se restringiu a esses estados. De acordo com a pesquisa, 13 das 14 regiões monitoradas tiveram crescimento da produção industrial em janeiro, na comparação com dezembro. A média nacional ficou em 1,1%.

Isolando os dados de janeiro de 2009 e janeiro de 2010 o país cresceu 16% e aconteceram altas em todos os locais. De acordo com o estudo, isso reflete a ampliação do ritmo produtivo e a baixa base de comparação, por conta das férias coletivas e das paralisações não programadas em vários setores em janeiro de 2009.

Setores

O avanço de 4% na produção industrial paranaense foi o quarto consecutivo observado pelo IBGE no estado. Neste período o aumento foi de 20,9% e as taxas positivas permanecem desde julho de 2009. Na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês de 2009, o Paraná cresceu 10,4%. No acumulado de 12 meses, no entanto, o desempenho da produção industrial continua negativo (-0,7%).

O resultado de 10,4% de crescimento em janeiro de 2010, frente ao mesmo mês de 2009, foi em razão da expansão de 10 dos 14 setores pesquisados. O maior crescimento aconteceu nos veículos automotores, 91,4%. Segundo o IBGE, isso se deu não apenas pela maior fabricação de caminhões e automóveis, mas também por uma baixa base de comparação em janeiro de 2009.

Também aparecem com destaque os setores de máquinas e equipamentos (19%), celulose e papel (13%), refino de petróleo e produção de álcool (11,6%) e alimentos (6,8%). Por outro lado, a maior pressão negativa veio de edição e impressão (-32,8%), influenciada, sobretudo, pela menor produção de livros.

Fonte: Gazeta Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.