Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ipea estima que País terá excedente de mão de obra qualificada em 2010

O Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea) estima que 653 mil trabalhadores, qualificados e com experiência profissional, não serão absorvidos pelo mercado de trabalho do País este ano. Os dados, divulgados quarta-feira (10), levam em conta um universo de 19,3 milhões de pessoas com qualificação e experiência profissional para uma demanda potencial de 18,6 milhões de trabalhadores.

O levantamento mostra que o excesso de mão de obra qualificada deve se concentrar nos setores industrial, agrícola e de serviços sociais. No entanto, outros setores deverão registrar escassez de mão de obra qualificada, como comércio, alojamento, saúde, educação e alimentação. Em São Paulo, faltará mão de obra na construção civil.

O estudo aponta que haverá 24,8 milhões de trabalhadores disponíveis no mercado ao longo do ano e, como 19,3 milhões desses têm a qualificação exigida, a conclusão é que 22,2% dos trabalhadores não têm a qualificação para a demanda existente.

“A massa de trabalhadores sem qualificação requer políticas públicas de combate a essa exclusão, visto que constitui um exército que não se encontra nas mesmas condições de competitividade no mercado de trabalho. Mesmo com o crescimento econômico, ainda continuará havendo um estoque de trabalhadores desempregados”, diz o estudo.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.