Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Lupi diz que redução da jornada não vai quebrar empresas

O ministro Carlos Lupi (Trabalho), voltou a defender a redução da jornada de trabalho. “Todo o Primeiro Mundo já pratica jornada menor. Por que o Brasil não pode evoluir?”, questionou, na segunda-feira (15), após audiência na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, onde apresentou as metas de atuação do ministério para este ano.

“A quase totalidade dos países do mundo desenêvolvido, grupo no qual o Brasil pretende estar, utiliza carga horária de trabalho de 36, 37 horas. Então, quando dizem que em nenhum lugar do mundo se aplica esse tipo de escala, não faz sentido. Quanto ao argumento de que empresas vão quebrar por causa disso, sabemos que esse também não é verdade”, disse.

O ministro ressaltou ainda que as acusações de que a medida seria eleitoreira é uma desculpa para não aprová-la. “Seria eleitoreira se deixássemos para a véspera das eleições. Estamos discutindo a redução da carga horária desde o início de 2009. Já era para ter sido aprovada”, destacou Lupi.

Geração de empregos - “Se diminuirmos o número de horas trabalhadas será necessário contratar mais trabalhadores, mas o mais importante é que vai melhorar a qualidade de vida do trabalhador e ele vai produzir mais”, afirmou.

O ministro afirmou que pretende falar novamente com o presidente da Câmara, Michel Temer, para reforçar a importância da aprovação da emenda constitucional que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

Fonte:Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.