Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

LDO prevê mesmo reajuste para salário mínimo e aposentadorias

A política de ganho real do salário mínimo deve ser estendida, em 2011, às aposentadorias e pensões com valor acima do salário mínimo. Apesar do índice de reajuste ter ficado em aberto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada no Congresso Nacional, na última quinta-feira (8), incorporou uma emenda do senador Paulo Paim (PT-RS), que beneficia os aposentados e pensionistas.

A emenda, fruto de negociações com as Centrais Sindicais, teve a intenção de garantir o mesmo reajuste dado ao salário mínimo que vai vigorar a partir de 1º de janeiro do ano que vem aos benefícios previdenciários. “Essa é uma grande vitória, que temos buscado incansavelmente há vários anos”, ressalta Paim.

“É uma conquista importante. Afinal de contas estamos num ano eleitoral e precisávamos de mecanismos para garantir os direitos dos aposentados e pensionistas brasileiros”, disse o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, que participou ativamente das negociações.

Aposta - O acordo fechado também abre caminho para a busca de reajuste mais vantajoso para o mínimo, em relação ao que seria garantido pela proposta inicial do relator da LDO, senador Tião Viana (PT-AC). Segundo Patah, as Centrais apostaram nesse entendimento, tendo invocado ainda o acordo para que o princípio do ganho real seja aplicado aos aposentados do regime geral da Previdência.

Fonte: Agência Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.