Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Produção industrial cresce em quase todos os setores, afirma CNI

A produção teve alta disseminada por quase todos os setores da indústria de transformação em agosto, informou nesta sexta-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice que mede a atividade passou de 53,4 pontos em julho para 55,1 pontos no mês passado. Os dados variam de zero a 100, sendo que resultados superiores a 50 indicam evolução da produção ou expectativa positiva.

De acordo com a Sondagem Industrial, dos 26 segmentos pesquisados, apenas um --borracha-- registrou queda na produção de julho para agosto. No mês anterior, nove setores haviam registrado declínio na produção. A alta também foi disseminada entre as empresas de todos os portes, incluindo as pequenas.

Ainda segundo a CNI, o aumento da produção elevou a utilização da capacidade instalada, que atingiu 51 pontos, um pouco acima do usual para meses de agosto. Pelo segundo mês consecutivo o nível dos estoques ficou acima do planejado pelas empresas, com 51,4 pontos.

Contudo, se os indicadores de produção mostraram um avanço, a expectativa dos empresários recuou em setembro em relação a agosto, apesar de ainda se situar num patamar elevado, o que demonstra alta confiança para os próximos seis meses. Foram os menores índices de otimismo no ano.

As expectativas para o aumento de demanda nos próximos seis meses recuaram de 63,1 pontos em agosto para 61,5 pontos em setembro. O mês também registrou recuo de 51,8 pontos para 51,4 pontos das expectativas para as exportações para os próximos seis meses.

Já as expectativas para compras de matérias-primas para o próximo semestre caíram de 60,7 pontos para 59,1 pontos. De acordo com a metodologia adotada pela CNI na pesquisa, os indicadores de atividade e estoques referem-se ao mês anterior, enquanto os indicadores de expectativas são referentes ao mês corrente.

A Sondagem Industrial foi realizada entre 31 de agosto e 21 de setembro com 1.603 empresas, das quais 900 pequenas, 483 médias e 220 grandes.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.