Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Honda antecipa parada no Brasil por escassez de peças do Japão

A Honda vai antecipar parada para manutenção de equipamentos em sua fábrica de carros no Brasil depois que os terremotos e tsunami que atingiram o Japão em março prejudicaram a cadeia de suprimento de componentes.

A parada da fábrica de Sumaré (SP), que estava agendada para ocorrer em julho, foi antecipada para ocorrer entre 23 de maio e 3 de junho, informou a companhia nesta terça-feira.

Segundo a assessoria de imprensa da montadora no Brasil, é a primeira vez que a montadora tem que antecipar uma parada por risco de falta de componentes. A empresa informou que a escassez ocorre principalmente em componentes eletrônicos, que atualmente equipam uma série de sistemas dos veículos como transmissão automática e injeção eletrônica.

A fábrica de Sumaré produz os sedãs Civic e City e o monovolume Fit a um ritmo de 650 a 680 veículos por dia. Apesar do Civic ter um índice de nacionalização de peças de 70 por cento e o City e o Fit de 80 por cento, a montadora afirma que a antecipação da parada foi decidida por haver chance de "desabastecimento de componentes a partir do mês de maio".

Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os estoques da marca são suficientes para atender o período de parada. A Honda normalmente faz duas paradas para manutenção por ano, uma em julho e outra em dezembro.

Na segunda-feira, a também japonesa Toyota avisou que vai parar sua fábrica em Indaiatuba (SP), que produz o sedã Corolla, por três dias ao longo das próximas quatro semanas, cortando a produção em cerca de 1.200 veículos, por causa da falta de peças de fornecedores do Japão.


Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.