Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Redução de jornada é adiada de novo

Fonte: CNTM

As centrais sindicais preparam a celebração do Dia do Trabalho, em 1.º de maio, com a esperada presença da presidente Dilma Rousseff, colecionando derrotas tanto no governo quanto no Congresso. Nenhuma das últimas reivindicações e negociações feitas pelos representantes dos sindicalistas foi atendida. Ontem, dirigentes de cinco centrais sindicais ouviram mais um não ao se reunir com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) para discutir a pauta trabalhista na Casa.

O deputado, que também participará do ato no domingo que vem, deixou para o próximo semestre a discussão da eventual votação da proposta de emenda constitucional que reduz de 44 para 40 horas a jornada semanal de trabalho, uma das principais bandeiras do sindicalismo. O projeto, que já passou pelas comissões e está à espera de votação pelo plenário.

Neste ano, as centrais já não foram atendidas quando defenderam um aumento maior para o salário mínimo e um índice maior de correção da tabela do Imposto de Renda. A presidente Dilma não cedeu aos apelos por um mínimo de R$ 560, defendido pelos sindicalistas e manteve o valor de R$ 545. As centrais sindicais também tiveram de abrir mão dos 6,46% que defendiam para a correção na tabela do IR e a medida provisória fixou esse índice em 4,5%.

"Eu recebi a pauta e vamos dialogar também com o setor empresarial e, quem sabe, no segundo semestre nós possamos avançar em ações destinadas a melhorar a qualidade do trabalho no Brasil", disse Maia, após o encontro. "Eu explicitei a dificuldade que tem de votação dessa matéria. Não é uma matéria simples. Isso precisa ser dialogado com o setor empresarial e é preciso que sejam feitos ajustes", disse.

Pressão. O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, disse que os trabalhadores vão intensificar a pressão no Congresso pela aprovação da jornada menor. "Sabemos que não é fácil. Reduzir a jornada de trabalho é uma luta de classes", disse .

"Nada é fácil no Congresso", concordou o presidente da CUT, Artur Henrique. "Não dá para discutir só a pauta do governo e dos empresários. Esse foi o principal recado para Marco Maia", afirmou. Na pauta das centrais estão ainda o fim do fator previdenciário no cálculo do valor das aposentadorias e a regulamentação do trabalho terceirizado. Marco Maia concordou em criar uma comissão especial para discutir os projetos.

No segundo semestre
MARCO MAIA
PRESIDENTE DA CÂMARA:
"Eu recebi a pauta e vamos dialogar também com o setor empresarial e, quem sabe, no segundo semestre nós possamos avançar em ações destinadas a melhorar a qualidade do trabalho no Brasil"

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.