Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Lupi contesta dados do Ipea e diz que país vai criar 3 milhões de empregos este ano

Fonte: Agência Brasil

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, contestou o estudo divulgado hoje (28) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e disse que aposta na geração de 3 milhões de empregos até o fim deste ano.

O Ipea apontou que mais de 1 milhão de trabalhadores com experiência e qualificação profissional permanecerão desempregados no país, mesmo com o aumento dos postos de trabalho durante o ano.

O estudo prevê que, em 2011, a economia brasileira gere 1,7 milhão de empregos. Mas, para o ministro, a situação é bem diferente. “Vamos gerar muito mais que isso este ano, cerca de 3 milhões de empregos. Estou trabalhando para isso", disse o ministro em entrevista à Agência Brasil.

O principal problema para o mercado, segundo o ministro, é a falta de trabalhadores qualificados. "Fechamos 2010 com mais de 900 mil vagas não preenchidas por falta de qualificação", disse.

A divergência entre o que pensa o governo e o que mostra estudo do Ipea pode estar, de acordo com Lupi, no foco da pesquisa. "Muitos estudos tentam fazer uma fotografia do Brasil a partir das capitais. Mas o Brasil vem crescendo no interior, nas cidades de médio porte. O Brasil real cresce mais no interior que nos centros urbanos", afirmou.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.