Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Richa e Ducci já confirmaram presença no 1º de Maio da Força Sindical do Paraná. Evento deve reunir mais de 120 mil pessoas

Governador irá sancionar o novo piso mínimo regional durante o evento, que terá shows com Bruno & Marrone e outras bandas, além do sorteio de prêmios

A Força Sindical do Paraná realiza neste domingo (01/05), a partir das 10h, a décima edição do 1º de Maio Solidário. Já confirmaram presença o governador do Paraná, Beto Richa, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, entre outras lideranças. Às 15h, o governador vai sancionar o novo piso mínimo regional. Neste ano, a dupla sertaneja Bruno & Marrone será uma das principais atrações a passar pelo palco do evento, que ocorre na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba, em frente ao Palácio Iguaçu.

A expectativa da organização é de que um grande público compareça. Na edição do ano passado, mais de 120 mil pessoas passaram pelo local durante todo o dia, segundo estimativa da Polícia Militar. Na data em que é celebrado o Dia do Trabalhador, quem for ao Centro Cívico terá ao mesmo tempo um dia de diversão, de reivindicação e ainda poderá ajudar aqueles que mais precisam. O tema definido para o 1º de Maio deste ano é “solidariedade às vítimas das enchentes do litoral”. Pelo menos metade dos alimentos arrecadados será destinada aos municípios paranaenses afetados pelos alagamentos ocorridos no início do ano. Vale lembrar que desde 2002, quando foi realizada a primeira edição do evento, mais de 200 toneladas de alimentos já foram arrecadadas.

Além da diversão e da solidariedade, o 1º de Maio 2011 da Força servirá também para chamar a atenção da sociedade para as principais bandeiras de luta da classe trabalhadora: redução da jornada de trabalho sem redução de salários, valorização do salário mínimo, fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias, redução da taxa de juros, igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, reforma agrária, trabalho decente, valorização do serviço público e do servidor público e educação profissional. A direção da Força entende que estas são medidas necessárias para estimular o crescimento econômico e ajudar a acabar com a miséria no país.
 
Mínimo regional será sancionado no 1º de Maio da Força Sindical
 
Aprovado pela Assembléia Legislativa do Paraná, o novo salário mínimo regional será sancionado pelo governador Beto Richa durante o 1º de Maio Solidário da Força. Ao lado dos líderes sindicais que representam mais de um milhão de trabalhadores em todo o estado, o chefe do executivo paranaense vai assinar o documento que eleva o piso estadual em 6,9%, variando em quatro faixas salariais que vão de R$ 708,14 a R$ 817,78.
Os valores foram negociados em reuniões entre a Força e demais centrais sindicais, governo estadual e o empresariado. O piso salarial paranaense, que segue sendo o maior do Brasil, serve principalmente para aquelas categorias profissionais sem convenção ou acordo coletivo de trabalho. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), o mínimo do Paraná tem potencial para atingir 1,3 milhões de trabalhadores em todo o estado.
 
Histórico

Em 2006, a Força Sindical foi uma das entidades que apoiou mais intensamente a criação do piso. Na ocasião, foram realizadas diversas manifestações nas fábricas e nas ruas. No dia da aprovação da Lei do mínimo, dirigentes e militantes da central lotaram as galerias da Assembléia Legislativa pressionando deputados para que votassem a favor do piso estadual. A pressão deu resultado e hoje o mínimo paranaense serve como referência de negociação para outros estados.      
 
Shows musicais, ações de cidadania e sorteio de prêmios
 
Além do show com Bruno & Marrone, quem for ao Centro Cívico verá ainda apresentações de Álvaro & Daniel e mais quatro outras duplas sertanejas. Na parte da manhã, será realizada a tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacir José Vitty e pelo padre Reginaldo Manzotti. Também estarão à disposição do público diversas ações gratuitas de cidadania, brinquedos para as crianças e praça de alimentação. 
A partir das 14h30, começa o sorteio dos prêmios do 1º de Maio: cinco automóveis 0 km, dez motos, dez televisores, dez computadores e dez refrigeradores. Para concorrer é fácil. Cada quilo de alimento não-perecível vale um cupom. As doações podem ser realizadas no dia do evento, das 10h às 14h, nas barracas de trocas instaladas no local.
 
Programação 1º de Maio Solidário
 
10h00 Missa com Arcebispo Dom Moacyr Vitti e Padre Reginaldo Manzotti
12h00 Passagem de som Bruno & Marrone
12h45 Show André & Uriel
13h30 Show Zenne & Fhael
14h00 Abertura oficial com autoridades
14h30- Início dos sorteios
15h00 Sanção do novo piso mínimo regional – Governador Beto Richa
15h30 Show Tony & Bryan
16h15 Show Pedro Henrique & Octavio
17h00 Show Álvaro & Daniel
18h00 Show Bruno & Marrone
20h00 Encerramento

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.