Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sessão do Senado em homenagem ao trabalhador é marcada por queixas contra condições de trabalho

O Senado celebrou o Dia Internacional do Trabalho nesta segunda-feira (2) com discursos em Plenário focados na pressão sofrida pelos trabalhadores brasileiros e nas condições de trabalho por eles vivenciadas. Vários representantes de entidades sindicais foram à tribuna pedir leis mais justas e o cumprimento das normas hoje existentes.

Autor do requerimento de homenagem, o senador Paulo Paim (PT-RS) abriu a sessão falando da realidade com que se deparam os operários, frequentemente submetidos a duras jornadas, a condições inóspitas de trabalho e a salários aviltantes. Ele disse que o Congresso tem se mostrado sensível a essa realidade e que a prova disso são, além das leis em vigor, os inúmeros projetos em tramitação para melhorar as condições de trabalho e elevar a renda do trabalhador.

A maioria dos líderes sindicais presente à sessão reclamou do descumprimento da legislação trabalhista, que, segundo eles, pune gravemente o trabalhador do comércio. Foi lembrado que esse profissional frequentemente é obrigado a trabalhar no fim de semana sem auferir o ganho previsto em lei para o trabalho extra, sem direito a vale-transporte e sem receber o vale-refeição.

A sessão encerrou-se com a execução da canção 'Só peço a Deus', na voz de Mercedes Soza. Mas, antes, Paim lembrou aos trabalhadores o poder de que dispõem.

- Toda vez que avançamos aqui foi quando os tambores nas ruas foram batidos. Esse país não é tocado sem os trabalhadores. Esse caminho da luta permanente é uma obrigação nossa. Sem batalha não há vitória.

Discursaram na sessão, além de Paulo Paim, os senadores Angela Portela (PT-RR), Wilson Santiago (PMDB-PB), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR).

Representando os trabalhadores, falaram: José Augusto da Silva Filho (Fórum Sindical de Trabalhadores), Atenágoras Lopes (Executiva Nacional da Central Conlutas); Francisco Luiz Saraiva Costa (representante da CUT); Maria Antonia Rodrigues Magalhães (representante da Força Sindical); José Calixto Ramos (Nova Central de Trabalhadores).

Da Redação / Agência Senado
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.