Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Servidores públicos federais fazem assembleia geral e reivindicam incentivo à qualificação

Fonte: Agência Brasil

Servidores públicos federais se reuniram hoje (11) em assembleia em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os trabalhadores pedem a equiparação de salários de todos os cargos de nível superior com os dos integrantes das carreiras contempladas com a remuneração especial, criada recentemente pela Lei 12.277/10, além da aprovação da data-base para todos servidores federais e o incentivo à qualificação.

Os servidores  protestam ainda contra o Projeto de Lei (PL) 248/98, que prevê a perda do cargo público por insuficiência de desempenho. O diretor geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal, Carlos Bessa, alega que a demissão contraria o princípio da estabilidade. “A gente não pode ser demitido como qualquer outro que não fez concurso. Além disso, creio que com a aprovação do PL muitos servidores poderiam ser demitidos simplesmente por perseguição, pois os chefes poderiam alegar insuficiência de desempenho”, disse.

“Não somos contra a avaliação de desempenho, desde de que ela seja feita para capacitar os servidores e não para demiti-los”, justificou Bessa.

Para o servidor federal Gilberto Silva, o governo não valoriza o funcionário público. “Enquanto o servidor público de carreira é desvalorizado e o governo diz que não tem recursos, muitas pessoas são contratadas com cargos comissionados”, criticou Silva.

O governo estabeleceu um calendário de negociação com a categoria. Está marcada para a próxima quarta-feira (18) uma reunião com representantes do governo e dos sindicatos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.