Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Fiat muda unidade em PE para local com o triplo da área

A Fiat Automóveis vai anunciar nesta terça-feira em Pernambuco que sua nova unidade no Brasil será instalada na cidade de Goiana, na zona da mata, e não mais no complexo industrial e portuário de Suape (a 60 km de Recife).

O governo do Estado, por sua vez, anunciará os projetos em infraestrutura para Goiana (65 km ao norte da capital), que incluem porto e aeroporto, disse o prefeito Henrique Fenelon (PC do B).

O que determinou a mudança foi o fato de o terreno de 1.200 hectares em Goiana (65 km ao norte da capital) ser contínuo, plano e integrado e com quase o triplo dos 440 hectares --divididos em três módulos-- em Suape.

A Fiat só falará hoje sobre o projeto, mas a Folha apurou que a troca de local permitirá à montadora italiana ampliar o projeto com um centro de desenvolvimento com campo de prova.

A mudança não deve alterar o plano de investir R$ 3 bilhões, ao menos inicialmente. A unidade deverá gerar 3.500 empregos diretos.

A previsão é concluir o projeto até o começo de 2014. A capacidade de produção prevista é de 200 mil unidades por ano, mas poderá ser aumentada em Goiana.

Medida provisória do governo federal permite que a Fiat em Pernambuco tenha isenção de IPI até 2020.

INCENTIVOS

Deve haver também incentivos municipais, disse o prefeito. O assunto, inclusive a definição da área, seria tratado ontem à noite entre o Estado, a Fiat e a prefeitura.

A área será desapropriada pelo Estado de uma das duas usinas de açúcar e álcool que cercam o município (Santa Tereza e Maravilha). Juntas, elas têm 50 mil hectares. Sairá também dessas usinas a área para o aeroporto.

A unidade terá pista de testes e campo de prova para o desenvolvimento de novos projetos, sem que a Fiat tenha que recorrer às vias públicas, como faz atualmente na planta de Betim (MG).

Será uma área isolada e fechada que permitirá testar os carros continuamente.

Hoje será ponto facultativo em Goiana (75,6 mil habitantes), que terá festa com bandas escolares e de forró.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.