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Paccar lança pedra fundamental de fábrica pensando na próxima década

Executivos da norte-americana Paccar, fabricante de caminhões, lançaram ontem em Ponta Grossa (Campos Gerais) a pedra fundamental da primeira linha de montagem da empresa na América do Sul, pensando já na próxima década. Serão fabricados na cidade, a partir de 2013, modelos da subsidiária holandesa DAF, uma das três marcas de caminhões que integram o grupo – a DAF Brasil tem planos de abocanhar 10% do mercado brasileiro de caminhões nos próximos dez anos. A Paccar também é dona das marcas Kenworth e Peterbilt.

Até o próximo ano, serão investidos US$ 200 milhões (quase R$ 370 milhões) na construção da unidade da fábrica, que terá aproximadamente 30 mil metros quadrados. A fabricante estima iniciar a produção entre julho e agosto de 2013. Segundo o presidente nacional da marca, Marco Antonio Davila, a expectativa é de que a montadora produza algo entre 800 e 1 mil unidades no primeiro ano de funcionamento. "Vamos começar com uma produção pequena, mas essa fábrica terá capacidade para produzir até 20 mil caminhões por ano, além de gerar cerca de 500 empregos diretos", antecipou.

Segundo ele, a linha de montagem de Ponta Grossa já começa contando com 59 fornecedores brasileiros ou estrangeiros com sede no país. Entre as principais empresas, Davila citou a ZF (fornecedora de sistemas de transmissão), Meritor (eixos), Randon (suspensão e freios) e Usiminas (cabines). O presidente do Conselho Executivo do grupo Paccar, Mark Pigott, também participou do evento. "O investimento da Paccar em Ponta Grossa está atraindo a atenção das indústrias e de todo o Brasil para os benefícios competitivos da cidade", afirmou o executivo.

O governador Beto Richa disse que, com a instalação da DAF em Ponta Grossa, outras 20 empresas também poderão vir para o Paraná. "A vinda da Paccar acaba estimulando outros fornecedores internacionais", complementou. Segundo o gerente comercial da marca no Brasil, Michael Kuester, algumas empresas holandesas e de outros países da Europa já demonstraram interesse em abrir unidades no Paraná e fornecer peças para a fábrica, mas ele prefere não revelar o nome dos possíveis investidores.

Modelos

A unidade de Ponta Grossa vai fabricar caminhões DAF, modelos "cara chata", com capacidades que variam de 7,5 a 80 toneladas. O LF, de pequeno porte, é adaptado para o trânsito urbano. Já os modelos CF (médio porte) e XF105 (grande porte) são voltados para o transporte em longas distâncias. Kuester afirma que cerca de 50 grupos brasileiros já manifestaram, formalmente, a intenção de se tornarem concessionários da DAF Brasil e que outros 40 ainda estão em fase de negociação. "Vamos competir, no Brasil, com os modelos de mesmo porte da Scania e da Volvo, que já são nossos concorrentes em outros países", ressalta Kuester.

Fonte: Gazeta Online

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