Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ministra pede apoio para votar PEC do Trabalho Escravo até 13 de maio

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário disse, nesta quarta-feira (14), ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que o governo vai trabalhar para votar em segundo turno a PEC do Trabalho Escravo até 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura. Marco Maia apoiou a iniciativa.

Maria do Rosário disse que o governo está procurando lideranças da bancada ruralista para pedir apoio à proposta, já que integrantes dessa bancada são apontados como os principais opositores da medida. "Já temos apoio de algumas lideranças ruralistas, que não querem carregar consigo o carimbo do trabalho escravo", afirmou.
Para a ministra, "a aprovação dessa PEC pode significar uma segunda Abolição da Escravatura no Brasil".

Na opinião de Marco Maia, nenhum parlamentar, de nenhuma bancada, pode apresentar resistência a uma PEC que tenta enfrentar de forma dura o problema do trabalho escravo no Brasil. "A aprovação dessa PEC é uma medida que colabora para inibir qualquer tipo de prática do trabalho escravo", assinalou.

Lista suja

A última versão da lista suja do Ministério do Trabalho inclui 294 empregadores acusados de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão.
As empresas que assinaram o Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo se comprometeram a não comprar de fornecedores que estejam no cadastro negativo do Ministério do Trabalho.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do ex-senador Ademir Andrade (PSB-PA), determina a expropriação de terras onde for constatada exploração de trabalhadores em condições análogas à de escravidão. O texto garante que os acusados terão direito a ampla defesa e que a tomada dos bens só será feita após o fim de todos os recursos.
A PEC foi aprovada na Câmara, em primeiro turno, em agosto de 2004, e desde então está parada por falta de acordo entre os partidos para a conclusão da votação.

Fonte: Agência Câmara

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.