Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Brose: Volume de encomendas já cresceu, relata fornecedor

Logo no dia seguinte ao anúncio de medidas de incentivo ao mercado de veículos pelo Governo Federal, a terça-feira, 22, fabricantes de veículos já reviam suas projeções de volumes de produção junto aos fornecedores. A informação é da Brose do Brasil, que produz sistemas para portas para diversas montadoras brasileiras.

Sergio Charles Túbero, vice-presidente, relata que "a dinâmica é interessante. Na semana passada, em 14 de maio, recebemos um corte de volume de produção em função da situação do mercado. E na terça-feira, dia 22, já havia montadoras aumentando o volume de encomendas em relação ao pedido original, aquele de antes do dia 14".

O executivo salienta, entretanto, que na prática "tudo ainda está em momento prematuro. A redução do IPI é temporária, por três meses, e conseguiremos medir os verdadeiros impactos iniciais só em 15 dias, aproximadamente. Claro que qualquer redução de preço dos veículos no mercado é bem vinda e a expectativa é positiva, mas projeções concretas, agora, seriam apenas especulação".

Para Túbero está "especialmente difícil" fazer quaisquer prognósticos este ano, por mudanças em diversos aspectos. Mas ainda assim estima que a indústria poderá encerrar 2012 em números semelhantes aos de 2011: "Se por um lado o governo está convidando os bancos a reduzir as taxas de juros, por outro a aprovação do crédito está mais rigorosa. É difícil tirar uma conclusão em curto prazo, mas imagino que o mercado talvez não experimente crescimento em porcentual, mas a repetição dos volumes do ano passado".

Ele acrescenta que no cenário atual "é importante considerar a flexibilidade da cadeia para atender a demanda. As montadoras querem estar prontas para reação rápida ao mercado, seja ela positiva ou negativa. Quão mais veloz a resposta, mais positivo o retorno. Quem importa componentes, nesta hora, sofre mais, pois a logística é mais complicada".

Quanto aos negócios específicos da Brose Túbero afirmou que a empresa lançará "uma série de novos modelos de produtos neste segundo semestre, e também na primeira metade do ano que vem".
A Brose está no Brasil desde 1997 e sua fábrica, inaugurada em 1999, em São José dos Pinhais, PR, é uma das maiores plantas do Grupo para produção de mecanismos levantadores de vidros. Com aproximadamente 900 empregados, a unidade produz ainda sistemas modulares de portas e de ajustes para bancos, módulos de arrefecimento e eletrônicos e ABS.

Fonte: Autodata
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.