Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Governo federal: 'Quem aposta na crise vai perder', afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (5) que o governo está preparado para enfrentar esta segunda etapa da crise financeira internacional com "mais sabedoria e melhores instrumentos."

Para ela, a crise não pode ser um argumento para que conquistas ambientais e de inclusão social sejam perdidas. "Quem aposta na crise, como apostaram no passado, vai perder de novo", afirmou a presidente durante a cerimônia em que anunciou um pacote ambiental, às vésperas do início da Conferência Rio+20.

Dilma afirmou que o governo continuará estimulando os investimentos públicos, privados e o consumo como forma de combater os efeitos da crise financeira global. "Ainda temos um arsenal de providências, que será adotado quando necessário", assegurou.

Hoje de manhã, no Rio, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, anunciou hoje que o banco de fomento reduziu juros de capital de giro para até 6% ao ano. Além disso, ampliou a abrangência de seu programa de financiamento a capital de giro.

Na véspera, Coutinho foi um dos convocados pela presidente Dilma Rousseff a participar de reunião ministerial para debater a aceleração dos investimentos públicos e discutir medidas para reanimar os investidores privados.

Além de Coutinho, estavam presentes os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, da Saúde, Alexandre Padilha, da Integração, Fernando Bezerra e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Estavam, ainda, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e o do Tesouro Nacional, Arno Augustin.

A presidente acionou sua equipe porque está preocupada com a disseminação da expectativa de que o crescimento da economia brasileira este ano não passará de 2% a 2,5% - pior, portanto, que os 2,7% do ano passado.

Fonte: Valor Econômico

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.