Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Refaturamento do veículo em estoque eleva emplacamentos

Os primeiros resultados de vendas de veículos em junho apontam para um reaquecimento nos negócios em pura análise dos números. No entanto, segundo analistas de mercado, alguns fatores como o refaturamento dos veículos, vendas diretas e fluxo nas lojas devem ser considerados.

De acordo com Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave, a média diária de vendas registrada até agora em junho está em 15 mil unidades, mas houve picos de quase 20 mil unidades emplacadas em apenas um dia. "O fluxo nas lojas aumentou consideravelmente, mas o que tem atraído os consumidores tem sido mesmo a volta do crédito para financiamentos."

Segundo levantamento da Fenabrave atualmente cerca de 50% das fichas cadastrais dos clientes que solicitam financiamentos de veículos são aprovadas.
Meneghetti, no entanto, ressalta que o cenário dos financiamentos atual em nada se assemelha ao de 2010: "Dois anos atrás era possível financiar um veículo sem entrada em prazos muito mais longos do que os disponíveis hoje, por isso vimos a inadimplência crescer. Os financiamentos atuais obrigatoriamente precisam de entrada de pelo menos 30% do valor do bem."

Para algumas fabricantes de veículos o processo de refaturamento dos modelos que estavam no estoque até o dia do anúncio da redução do IPI ainda não acabou, mas de acordo com fontes ligadas ao setor, a Fiat foi a mais ágil e está conseguindo tirar vantagens nos emplacamentos do mês enquanto outras empresas ainda não finalizaram o processo.

Muitos dos emplacamentos que estão sendo feitos em junho são de vendas efetivadas no fim de maio e que estavam represadas. Em virtude disso, os números deste início de mês são distorcidos, dizem os analistas. Será possível mensurar os reais efeitos das medidas do governo a partir do dia 20 de junho, dizem estas fontes.

Durante evento de lançamento para a imprensa dos novos Palio Weekend, Siena EL e Strada, em Recife, PE a Fiat mostrou alguns dados de suas vendas em junho – aumento de 81,9% nas vendas dos primeiros treze dias ante o mesmo período de 2011.

A Fiat também tem se beneficiado das vendas diretas, por isso registrou aumento representativo no período, de acordo com uma fonte que preferiu não se identificar.

Apesar das entidades ligadas ao setor automotivo desconsiderarem oficialmente a possibilidade do Governo Federal adiar o término dos benefícios para além de 31 de agosto, há rumores de que sim, as reduções do IPI serão prorrogadas até o fim do ano. Por isso, os analistas não acreditam em corrida de clientes às concessionárias no último mês do benefício.

Se por um lado o preço menor do veículo tornou as parcelas dos financiamentos mais em conta, que por sua vez voltaram a caber no bolso do cliente, os juros ainda estão segurando a troca do veículo usado por um novo. Segundo os analistas os clientes estão esperando que os juros caiam ainda mais e, assim, adiando compras.

Fonte: Autodata

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.