Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

PAC Equipamentos terá entregas ainda em 2012, garante ministro

Com o objetivo de contribuir para a retomada da atividade da indústria ainda neste ano o Governo Federal pretende, ao longo deste semestre, adquirir e receber a maioria das unidades anunciadas no PAC Equipamentos. A garantia foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, em encontro com empresários na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, RS.

Segundo o ministro, na sua pasta os editais para a compra de 3 mil 591 retroescavadeiras e 1 mil 330 motoniveladoras já estão prontos. Também se encontram em estágio avançado os encaminhamentos para definição do edital para aquisição de 3 mil tratores agrícolas.
"Até o fim deste ano pretendemos receber e entregar todos os equipamentos aos municípios que manifestarem interesse, até 18 de setembro, interesse em recebê-los." O ministro lembrou que a compra das motoniveladoras pelo governo representará 65% da capacidade de produção do semestre da indústria nacional.

Em relação aos demais equipamentos como caminhões, ônibus e ambulâncias odontológicas, atribuições de outras pastas, o representante do governo destacou que a orientação oficial é de receber todas as unidades ao longo do segundo semestre de 2013. O ministro afirmou que o programa é monitorado diariamente pela Presidência da República, para que os contratos sejam firmados com agilidade.

O titular da pasta lembrou que parte dos caminhões será doada para Estados e municípios, especialmente do semi-árido nordestino, que mais sofrem com a estiagem. O programa contempla a entrega de caminhões com implementos para abastecimento de cisternas com água potável. Dos mais de 8,8 mil ônibus cerca de 1 mil terão tração 4x4 para atender demandas de áreas de difícil acesso.

Exportações – O ministro também estimou para o fim do ano a exportação dos primeiros tratores financiados pelo programa Mais Alimentos. De acordo com o ministro, Cuba receberá unidades até dezembro e, no início de 2013, será a vez de Zimbábue e Gana. Por meio da Câmara de Comércio Exterior, serão destinados US$ 640 milhões para o início da internacionalização do programa oficial, visando à colocação de tratores brasileiros também em Moçambique, Senegal e Quênia.

Outra ação para incentivar as vendas pelo programa será a participação em feiras do setor agropecuário. A primeira iniciativa foi em evento realizado em Rondônia, onde foram financiados mais de R$ 50 milhões para a compra de 351 tratores e outros equipamentos. Iniciativas semelhantes estão programadas para os Estados da Bahia e Espírito Santo.


Fonte: Autodata

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.