Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Reunião da Anfavea com Fazenda não tem relação com empregos

Na manhã da terça-feira, 31, representantes da Anfavea, associação que representa as fabricantes de veículos no País, estarão nos corredores do Ministério da Fazenda em Brasília, DF. Porém, ao contrário do que afirmaram alguns veículos de imprensa, a pauta da reunião, agendada para 10h30, será o segmento de caminhões, com vendas em baixa, e política de eficiência energética, parte do novo regime automotivo que deverá iniciar-se em 2013 e que ainda conta com algumas regulamentações específicas pendentes.

A informação foi divulgada à Agência AutoData por fontes da associação e do Ministério da Fazenda.

Na semana passada algumas publicações, especialmente grandes jornais, afirmaram que a Anfavea fora chamada à Brasília para explicar possíveis demissões na General Motors em São José dos Campos, como possível consequência da redução de produção na linha MVA, que agora monta apenas o modelo Classic e não mais Corsa, Meriva e Zafira. Alguns veículos de imprensa associaram esta possibilidade ao fim da redução do IPI para veículos, agendada originalmente até 31 de agosto.

A confusão deu-se pois também na terça-feira, 31, meia hora antes do encontro com a Anfavea – portanto às 10h – o ministro da Fazenda estará reunido com Luiz Moan, diretor de assuntos institucionais da General Motors, para tratar especificamente do tema empregos na montadora. A Anfavea, entretanto, como associação que representa as fabricantes, está fora deste encontro segundo as fontes.

A reunião foi solicitada após o Sindicato de São José dos Campos reunir-se com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República na terça-feira, 17, quando pediu intervenção presidencial quanto à ameaça de cortes na unidade. O sindicato alega que a GM pretende fechar a MVA ali e demitir 1,5 mil funcionários, utilizando-se para tal de recursos gerados com a redução do IPI. O governo, então, considerou que já ouviu os representantes dos trabalhadores e agora é a vez de ouvir a posição da empresa a respeito – daí o agendamento do encontro para a terça-feira, 31.

Além de Moan é esperado em Brasília Cledorvino Belini, presidente da Anfavea. Entretanto o encontro da associação não será diretamente com o ministro titular da pasta, mas sim com o Secretário-Executivo do Ministério, Nelson Henrique Barbosa Filho. Porém, além do próprio ministro, o diretor da GM, dependendo do tempo disponível, também poderá participar da segunda reunião, na posição de 1º. vice-presidente da Anfavea.


Fonte: Autodata


Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.