Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Baixada Santista (SP): Cerca de 10 mil operários entram em estado de greve no polo industrial de Cubatão

Em publicação no Diário Oficial da União, nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os índices de representatividade de cada Central Sindical referentes a 2013. A elaboração do indicador é baseada na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central no último dia útil do ano anterior.

De acordo com o órgão, em 31 de dezembro de 2012 havia 7.253.268 trabalhadores sindicalizados no país. Na análise de representatividade, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) registrou o maior índice (35,60%).

Em seguida aparecem a Força Sindical (13,80%), União Geral dos Trabalhadores (11,20%), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (9,20%) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (8,10%).  

O papel de uma Central Sindical é coordenar a representação dos trabalhadores e participar de negociações em fóruns. Para assumir essas atribuições, as entidades devem atender a requisitos mínimos, como ter a filiação de pelo menos 100 sindicatos distribuídos nas cinco regiões do país.  

Entre os principais pontos da pauta das Centrais para este ano estão a discussão de uma proposta alternativa ao Projeto de Lei da terceirização, combate à alta rotatividade e regulamentação do direito de negociação do serviço público. Além disso, a CUT defende a democratização dos meios de comunicação.

Fonte: Mundo Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.