Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Mais da metade dos trabalhadores com deficiência têm deficiência física. E 61% têm ensino médio ou superior completo

O Ministério do Trabalho ainda não liberou todas as informações que dispõe sobre a presença de trabalhadores com deficiência no Brasil em 2013. Em que atividades trabalham, qual sua raça/cor, há quanto tempo estão nas empresas, qual o tamanho das empresas em que trabalham, etc. Estas informações foram divulgadas na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais de 2007 a 2012.
Na forma de apresentação do emprego formal brasileiro de 2013 o Ministério discriminou os trabalhadores com deficiência e não corrigiu sua falha até agora.

O que se sabe é que 50,7% dos trabalhadores com deficiência são “escolhidos” por ter deficiência física, e 61% têm Ensino Médio ou Superior Completo.

Sabe-se também que há 357.797 trabalhadores com deficiência, que representam apenas 0,73% dos trabalhadores brasileiros.

Se a lei de cotas fosse cumprida de verdade, por todas as empresas, teríamos 1.035.000 de trabalhadores com deficiência apenas nas empresas com cem ou mais empregados. E a lei acabou de completar 23 anos.

Abaixo seguem eventos que estimulam a inclusão em Americana, São Paulo e em Salto.

18/09/2014 – Americana

2º Fórum Pessoa com deficiência – além da lei de cotas – Gratuito.

Você que é gestor, profissional de RH ou tem interesse no tema, não pode ficar fora desse importante fórum. Nele, será debatido um assunto que tem tudo a ver com Recursos Humanos: a inclusão de profissionais com deficiência. Confira a programação em nosso site (www.abrhsp.org.br ) ou na ABRH Regional Campinas.

Horário; 8:00h as 13:00 horas
Local: Buffet Claudia Porteiro - Espaço Le Blanc
Endereço:  Rua Futim Elias, 300 - Americana - São Paulo
Mais informações e inscrições através do e-mail regionalcampinas@abrhsp.org.br ou pelo telefone (19) 3294-3307
19/09/2014 – São Paulo

II Seminário Emprego Apoiado
A Apae de São Paulo irá realizar no dia 19 de setembro, das 8:30h as 12:00 horas, o II Seminário Emprego apoiado para profissionais que trabalham com colocação ou intermediação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desejando conhecer ou se formar na metodologia do emprego apoiado.

Mais informações através do e-mail instituto@apaesp.org.br ou pelo telefone 11-5080-7007.
20 e 21/09/2014 – Salto

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência – Gratuito.
A Prefeitura da Estância Turística de Salto, pela Secretaria de Ação Social e Cidadania e por intermédio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, convidam V.Sª a participarem dos eventos comemorativos referentes ao DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Trata-se de uma data simbólica que tem como objetivo sensibilizar, fomentar e promover ações que efetivem políticas públicas e garantia de direitos a todos os cidadãos com deficiência.

Programação:
Dia 20 de setembro: Espetáculo “Se fosse fácil, não teria graça.” Com o ator e escritor Nando Bolognesi
Local: Sala Palma de Ouro – CEC (disponibilizaremos acessibilidade – LIBRAS e Audiodescrição)
Horário: 19h –
Dia 21 de setembro: Festival de Atletismo Adaptado (participação das entidades que atendem pessoas com deficiência)
Local: Estádio Municipal “Amadeu Mosca”
Horário: 8h30
Mais informações no e-mail coorde@salto.sp.gov.br

Fonte: Força Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.