Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Gráficos de Sorocaba rejeitam contraproposta patronal e negociações da Campanha Salarial continuam

Na tarde desta terça-feira, 8/11, o Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região participou da 2ª rodada de negociação com o sindicato patronal. Na ocasião, foi apresentada aos sindicatos representantes dos trabalhadores nova contraproposta, mas esta ainda não atingiu às expectativas da categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato, João Ferreira, os sindicalistas conquistaram a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho, mas os patrões ainda visam a retirada de alguns direitos. “Em nossa CCT está previsto, por exemplo, que o trabalhador com mais de 12 anos de trabalho tenha direito a mais 15 dias de aviso prévio. No entanto, os patrões querem tirar essa garantia. Em uma conjuntura de desemprego, consideramos que poucos trabalhadores da categoria possam se beneficiar com essa cláusula, mas não abriremos mão de uma conquista que já é nossa”, afirmou João. Além disso, os patrões insistem em não reajustar a Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e em mudar o dia do pagamento para o 5º dia útil do mês.

Em relação ao reajuste salarial, foi proposto reposição abaixo da inflação, cerca de 90% do índice atual, e, como se isso não bastasse, o parcelamento do reajuste em duas vezes (45% em  novembro e 45% em maio). “Dessa forma, além do reajuste abaixo da inflação, teremos perdas no 13º salário, por exemplo. No entanto, os patrões não se importam”, explicou o presidente.

Dessa forma, toda a bancada presente na negociação rejeitou a contraproposta e uma nova reunião está agendada para o dia 17 de novembro.

Fonte: Força Sindical

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.