Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Pão de Açúcar e Extra podem enfrentar greve de terceirizados

Presidente do Sintercub, Abenésio Santos, diz que empresas são responsáveis solidárias
Os empregados dos supermercados Pão de Açúcar e Extra que almoçam, jantam ou lancham nos locais de trabalho, nas lojas de Santos e demais cidades da baixada e litoral, poderão ficar sem refeições a partir de terça-feira (13).

Os 150 trabalhadores e trabalhadoras das empreiteiras Gtr Serviços de Alimentação e Nutri Stilo, que prestam esse serviço terceirizado às duas redes de supermercados, poderão entrar em greve porque ainda não receberam a primeira parcela do 13º salário.

O presidente do sindicato dos trabalhadores nas empresas de refeições coletivas da baixada santista e litoral (Sintercub), Abenésio dos Santos,adverte: “Se as duas ‘gatas’ não depositarem metade do abono de Natal até o final da tarde de segunda-feira (12), faremos a greve”.

O sindicalista pondera que a primeira metade do 13º deveria ter sido paga até 30 de novembro: “É uma vergonha não apenas para as empreiteiras, mas para os dois supermercados, que são responsáveis solidários pelas dívidas trabalhistas das empresas que terceirizam”.

“Não bastassem os salários de fome, as cansativas jornadas de trabalho, as pressões das chefias, o pessoal ainda tem que aguentar atraso de salário.

Ninguém merece”, desabafa Abenésio.

O piso salarial é R$ 1.144. O sindicalista defende que, para compensar o atraso de 12 dias, as empresas paguem o 13º completo na segunda-feira, adiantando a segunda parcela, que deve ser paga, por lei, até o dia 20 de dezembro.

Abenésio conversou com alguns gerentes dos dois supermercados e soube que, há dois meses, as empreiteiras foram orientadas a se organizar para cumprir as obrigações trabalhistas diante de modificações nas datas de pagamento das faturas.

“Ou seja: elas foram avisadas para se programar com o 13º, mas não deram ouvidos, jogando nas costas dos empregados o prejuízo por conta de mudanças nos contratos com as empresas principais. Não aceitamos. Vamos parar”, finaliza o presidente do Sintercub.

Fonte: Sintercub
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.