Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

FGTS: saque nas contas inativas deve seguir mesma ordem do abono salarial

Conta inativa é aquela em que o empregado deixa de receber os depósitos do empregador por rescisão do contrato de trabalho. Antes da medida, só tinha direito ao saque de uma conta inativa quem estivesse desempregado por pelo menos três anos ininterruptos.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 23 de dezembro, numa tentativa de o governo reaquecer a economia. Segundo o Executivo, cerca de 10 milhões de pessoas terão o direito de obter o dinheiro, que deve totalizar R$ 30 bilhões.

Cronograma a ser divulgado em fevereiro, por meio de MP, pelo governo vai detalhar como serão feitos os saques. Fontes antecipam que esses devem seguir ou obedecer à mesma ordem que se utiliza para sacar o abono salarial, ou seja, será liberado o saque de acordo com a data de aniversário do trabalhador.

Veja tabela:
MÊS ANIVERSÁRIO    RECEBE A PARTIR DO MÊS
Janeiro e Fevereiro    13 de Março
Março e Abril    Abril
Maio e Junho    Maio
Julho, Agosto e Setembro    Junho
Outubro, Novembro e Dezembro    Julho

Para agilizar o saque da conta

Para agilizar o saque da conta inativa do FGTS é preferível ter o Cartão Cidadão e a senha, assim vai poder sacar direto no caixa eletrônico sem necessidade de entrar na agência e enfrentar longas e demoradas filas. Se não tiver o cartão pode solicitá-lo pelo 0800-726-0207. A ligação é gratuita.
A pessoa deverá se identificar utilizando um dos documentos a seguir: carteira de identidade; de habilitação - modelo novo; CTPS; ou certidão civil.

Protagonismo sindical

Num quadro de recessão aguda, beirando a depressão, esta medida não vai resolver o problema do endividamento e empobrecimento das famílias, mas poderá atenuar minimamente esse quadro caótico.

Desse modo, seria importante se os sindicatos Brasil afora pudessem ajudar orientando os trabalhadores desempregados que se enquadram nos critérios definidos pela MP para que possam diminuir o calvário até o saque na conta inativa.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.