Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Eunício Oliveira (PMDB-CE) é eleito presidente do Senado

A votação não foi surpresa. Eunício, na verdade, não teve concorrentes desde o momento em que foi politicamente apresentado como o substituto no cargo ocupado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Amigo pessoal de Renan, o Senado, agora conduzido pelo ex-líder do PMDB, não deverá sofrer muitas mudanças, pois desde sempre foi aliado incondicional do agora ex-presidente Renan Calheiros, que poderá ser o novo líder da legenda ou o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, principal colegiado temático do Legislativo federal.

Foram eleitos ainda para os demais cargos da Mesa Diretora: os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), 1º vice-presidente; João Alberto (PMDB-MA), 2º vice-presidente; José Pimentel (PT-CE), 1º secretário; Gladson Cameli (PP-AC), 2º secretário; Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), 3º secretário; e Zezé Perrella (PTB-MG), 4º secretário, cujos respectivos suplentes são: Eduardo Amorim (PSDB-SE), Sérgio Petecão (PSD-AC), Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Cidinho Santos (PR-MT).

Perfil

Senador, 1º mandato, cearense, agropecuarista e empresário. Bom articulador, destaca-se como negociador.

Começou sua carreira política como militante estudantil e presidente da casa do estudante do Ceará. Líder sindical patronal, foi presidente da Federação de Transporte de Valores e da Federação do Comércio de Brasília, do Sesc e do Senac. Antes da eleição para o Senado, exerceu três mandatos de deputado federal. Coordenador da Procuradoria Parlamentar e líder do PMDB, foi um dos responsáveis pela adesão do partido à base de sustentação dos governos Lula e Dilma. Com o afastamento da Presidente e assumindo o comando do País o seu correligionário Michel Temer, Eunício ganhou ainda mais prestígio no Palácio Planalto. Foi presidente da CCJ da Casa e é o principal interlocutor das negociações em torno do projeto da terceirização.

Comissões permanentes

Com a retomada dos trabalhos legislativos, a partir da quinta-feira (2), as comissões permanentes do Senado devem eleger seus novos presidentes nos próximos dias.

O comando das comissões se renova a cada dois anos, no início da primeira e da terceira sessões legislativas. As comissões técnicas têm seus integrantes designados pelo presidente da Casa, por indicação dos líderes partidários, observando-se a participação proporcional das respectivas bancadas.

Fonte: Diap
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.