Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Obras da transposição do rio São Francisco são fiscalizadas

João Pessoa - Uma nova fiscalização foi realizada nas obras da transposição do rio São Francisco - Eixo Leste, no trecho entre os municípios de Monteiro e Sumé, no Cariri paraibano. Foram visitados canteiros para verificar, junto com o Ministério Público Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) as condições de trabalho nos locais. No trecho Camalaú, auditores do MTE emitiram termo de embargo devido ao risco iminente de acidente de trabalhadores.
 
No trecho fiscalizado, havia aproximadamente 80 trabalhadores no momento da inspeção. Eles se desdobram para que a obra seja concluída e a água possa chegar às torneiras de milhares de paraibanos.
 
Foram fiscalizados canteiros de obras de três empresas: Silcon, Sanccol e PB Construções. Entre as irregularidades detectadas estavam ausência de tela de proteção e não concessão de cinto de segurança a alguns trabalhadores que atuavam no desmonte de andaimes.
“Havia trabalhador em altura sem cinto de segurança e ausência de sinalização no canteiro de obras. Foi constatado risco iminente de queda de trabalhadores. Pelos locais onde a obra é executada, o trabalhador pode cair no leito do rio (local com correnteza e pedras) ou no canal”, pontuou a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra.
 
Ações -  Este mês, além de Monteiro e Sumé, ocorrem ações em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Araruna.
Em João Pessoa, uma série de palestras e rodas de conversas acontecem simultaneamente dentro da programação do Abril Verde. No dia 7 de abril, a procuradora do Trabalho Myllena Alencar ministrou palestra no Centro de Tecnologia da UFPB para estudantes, juntamente com a engenheira de Segurança do Trabalho, Aparecida Estrela e o auditor fiscal do MTE, Ribamar Gomes.
Na última semana, foram realizadas rodas de conversas com jovens aprendizes, em João Pessoa e Campina Grande. No dia 10, por exemplo, a procuradora Marcela Asfóra e o técnico de segurança do Trabalho Nivaldo Barbosa, estiveram no CIEE, na Capital, conversando com jovens.
 
Jovem Aprendiz -  Em Campina Grande, o procurador Raulino Maracajá bateu um papo com jovens aprendizes na sede o IEL, na última segunda (10). Ele falou sobre a importância do meio ambiente de trabalho seguro e sadio para evitar acidentes e danos à saúde do trabalhador.
 
Na terça-feira (11), foi a vez de aprendizes do IEL, em João Pessoa, participarem de roda de conversa com a procuradora Andressa Coutinho. Simultaneamente, na tarde da última terça-feira, a procuradora Myllena Alencar participou de reunião do CPR-PB com palestra sobre “Acidentes de Trabalho por Choques Elétricos em Obras”, no Sinduscon-JP.
 
Patos - No Sertão, houve palestra sobre biossegurança e rodas de conversa para profissionais de saúde. O evento aconteceu na sede do Cerest de Patos, na segunda (10) e terça-feira (11) da semana passada.
 
Sousa -  Já em Sousa, um evento foi realizado na última terça-feira (11) sobre o uso seguro de caldeiras, com a participação da diretora-geral do Cerest Estadual, Celeida Barros e representante do MTE. “Foi muito importante pela participação de empresários que utilizam caldeiras”, informou a procuradora Marcela Asfóra.
 
Fonte: MPT
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.