Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Jovem

Imagem

Novo sistema do MEC oferece 239 mil vagas em cursos técnicos

As inscrições no Sisutec, programa lançado hoje pelo governo,  podem ser feitas até o dia 12 de agosto pela internet

O Ministério da Educação inicia à meia-noite desta segunda-feira (5) a oferta unificada de 239.792 vagas em cursos técnicos em todo o país.

Esses cursos, com carga horária entre 800 e 1.200 horas, fazem parte do Pronatec criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e qualificação profissional. Até este mês, o programa registrou 4 milhões de matrículas.

O novo sistema, chamado de Sisutec, seguirá os moldes do Sisu, sistema em que estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconheceu que o Brasil pouco desenvolveu a oferta de cursos técnicos profissionalizantes e citou como exemplo a Alemanha, onde a cada cinco alunos nesses cursos, há um em universidade.

"Estamos correndo atrás de um tempo que nós perdemos. Tem muito emprego [em áreas técnicas], e é uma alternativa a mais para quem faz o Enem", disse hoje o ministro em coletiva de imprensa.
As inscrições, que  vão até o dia 12 deste mês, devem ser feitas no site sisutec.mec.gov.br, que ainda está fora do ar.

Público alvo
As vagas no sistema serão direcionadas prioritariamente para egressos do ensino médio da rede pública e bolsistas integrais da rede privada - 85% das vagas estão reservadas para esse perfil.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito a última edição do Enem. "As pessoas que querem continuar estudando e não tiveram nota para ingressar [numa universidade] podem agora ter essa modalidade, em áreas onde o mercado de trabalho está muito aquecido", completou o ministro.

Quase 83% das vagas ofertadas no Sisutec (197.343) estão em instituições privadas. Para aderir ao sistema, no entanto, elas tiveram que apresentar IGC e CPC - índices que medem a qualidade da instituição e do curso, respectivamente - igual a 3 (o indicador varia entre 1 a 5).

No primeiro semestre deste ano, o congresso aprovou a participação das particulares no Pronatec. Ao aderir ao programa, as instituições vão receber recursos do governo em valores proporcionais ao número de vagas.

A estimativa é de que R$ 600 milhões sejam repassados às privadas neste ano para o pagamento das quase 200 mil vagas nas instituições.

Cursos
Entre os cursos com maior número de vagas estão os técnicos em informática, enfermagem, logística e segurança do trabalho. O estado de São Paulo concentra o maior número de vagas (76.662), seguido por Pernambuco (40.700) e Minas Gerais (27.947).

As inscrições no Sisutec podem ser feitas até o dia 12 de agosto pela internet. A primeira chamada ocorre no dia 14 e as matrículas acontecem nos dias 15 e 16 de agosto. O site do sistema é o e as inscrições podem ser feitas somente a partir da meia-noite de hoje.

Fonte: Gazeta do Povo – 05/08/2013


Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.