Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Anfavea projeta novo recorde de produção para 2013

Arrancada das exportações e alta das vendas aceleram ritmo das linhas, prevê entidade

A revisão das projeções 2013 ainda não está totalmente concluída, mas a Anfavea já conta com um novo recorde de produção de veículos este ano, superando 2011, quando o País produziu 3,41 milhões de unidades. Durante a apresentação dos resultados do ano até julho, o presidente da entidade, Luiz Moan, deixou claro que a retomada das exportações e o contínuo crescimento do mercado interno vão acelerar o ritmo das linhas de montagem. Apesar de não ter revelado um novo volume, o executivo deixou transparecer que apesar da expectativa de crescimento deste ano sobre 2012, o índice pode não ser maior que o predito anteriormente, de 4,5%, quando a associação previa atingir as 3,49 milhões de unidades produzidas.

“Teremos um volume bem superior à projeção inicial, mas vamos apresentar a correção desses volumes (produção e vendas) no próximo mês. Por enquanto, mantemos a previsão atual”, disse.
-Veja aqui a Carta da Anfavea e aqui a apresentação dos números de desempenho de julho.
A expectativa da associação das fabricantes reverte o resultado negativo da produção de 2012, que caiu 1,9% sobre o ano anterior. Moan explicou que a associação prefere esperar o fechamento de agosto para observar o comportamento do mercado e, a partir daí, determinar a participação das vendas internas e das exportações - esta última as novas projeções apontam para crescimento de 20% em 2013 (leia aqui). O executivo disse ainda que o volume de produção no segundo semestre de 2013 será maior que o do primeiro, mas menor quando comparado com o volume registrado no segundo semestre do ano passado. Isso porque na segunda metade de 2012 o mercado interno estava acelerado puxado principalmente pelo incentivo do IPI menor, que naquela época tinha prazo não tão claro de vigência (a redução foi prorrogada duas vezes só naquele semestre, em agosto e em outubro).

Os números mostram um começo de segundo semestre ajustado: no acumulado janeiro-julho, a produção nacional de veículos cresceu 15,8%, para 2,17 milhões de unidades. Em julho, o volume produzido superou em 3,7% o de mesmo mês do ano passado, para 312,3 mil unidades – foi o melhor julho da produção nacional de veículos. No entanto, sobre junho, houve queda de 2,7%.
O presidente da Anfavea elencou alguns fatores do mês passado que influenciaram na queda da produção sobre junho, como a paralisação de frentes sindicais em 11 de julho, a greve dos cegonheiros e feriados estaduais em São Paulo e Rio de Janeiro, dois importantes polos da indústria automotiva.

“Acreditamos em um ritmo de produção industrial bastante positivo entre agosto e dezembro, o que reforça nossa participação na economia.”

ESTOQUES E EMPREGOS

O setor encerrou julho com 395,9 mil veículos em estoque, uma queda de 4,7% sobre o volume do mês anterior, representando 35 dias úteis para vendas, dos quais 26 nas concessionárias e 9 na indústria. “É um volume totalmente adequado”, consideou Moan.

O nível de empregos ficou em 154 mil pessoas em julho contra os 153,5 mil registrados no mês imediatamente anterior. Segundo o presidente da entidade, nos meses restantes de 2013 o setor deve manter a média de 145 mil a 150 mil postos de trabalho por mês.
“Devemos considerar este mesmo parâmetro para 2014”, projetou.

Fonte: Automotive Business


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.