Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Deputados Estaduais do Paraná aprovam moção contra projeto que acaba com direitos trabalhistas

Moção de repúdio à PL 4330, que amplia a terceirização, foi sugerida pelas Centrais Sindicais. Projeto pode ser votado a qualquer momento na Câmara Federal

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram agora à tarde (16) uma moção de repúdio contra o projeto de lei 4330 (PL 4330), que amplia a terceirização e coloca em risco direitos históricos dos trabalhadores. A proposta de repúdio foi solicitada pelo deputado estadual Tadeu Veneri (PT) por sugestão das Centrais Sindicais após a audiência pública que aconteceu hoje pela manhã. O PL 4330 é de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB\GO) e tramita na Câmara Federal podendo ser votado a qualquer momento.

“O apoio dos deputados estaduais é um reforço a mais na luta pela extinção desse projeto que, se aprovado, vai estrangular os direitos trabalhistas no Brasil.  Esse apoio é importante, pois se posicionando contra o PL 4330, os deputados se comprometem com a sociedade em também pressionar suas bancadas em Brasília para que votem contra o projeto”, diz o presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão da Força.

Em audiência pública na Alep, Centrais, Ministério Público e Anamatra pedem arquivamento do projeto
Em audiência pública nesta manhã, representantes da Força Sindical PR e demais centrais paranaenses lotaram as galerias da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para um debate sobre o projeto. A audiência foi convocada pela Força com objetivo foi sensibilizar os parlamentares do estado sobre os perigos do projeto e pedir apoio deles  no sentido de interceder junto às suas bancadas partidárias, em Brasília, para que rejeitem a proposta quando esta for à votação. Participaram também do debate representantes do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Para o procurador chefe do MPT-PR, Ricardo Bruel, o PL 4330 representa uma ameaça real aos direitos dos trabalhadores brasileiros. “Esse projeto é perigoso, pois permite a terceirização sem limites, inclusive das atividades principais das empresas, a chamada atividade-fim. Isso significa a porta aberta para a precarização das relações do trabalho”, critica o procurador.

Terceirizado recebe 27% menos

Segundo estudo do Dieese, em comparação com um trabalhador contratado diretamente pela empresa, um terceirizado tem salário 27% menor e trabalha 3,5 horas a mais por semana. O estudo revela ainda que de cada 10 acidentes de trabalho, 8 envolvem trabalhadores terceirizados.

Associação dos Magistrados condena o PL
O diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Fabrício Nogueira, classificou o PL 4330 como um “retrocesso” na legislação trabalhista. “Desde 2004, quando o projeto foi criado, a Anamatra sempre se posicionou contra, inclusive publicando artigos, notas técnicas e pareceres. O 4330 é a mais profunda e retrógrada reforma trabalhista que estão tentando fazer. Vários ministros do Tribunal Superior do Trabalho também já se posicionaram contra. É fato que o índice de acidentes de trabalho entre os terceirizados é muito maior, assim como os salários são menores. Se for aprovado, o custo social será enorme para os trabalhadores e para a sociedade”, afirma Nogueira.
Mobilização sindical contra o 4330

O presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, afirmou que a terceirização já é grande no Brasil, e que a tendência é piorar ainda mais se o 4330 for aprovado. “Terceirização significa precarização, uma manobra muito usada pelas empresas para pagar baixos salários aos trabalhadores. Hoje ela já é grande, e se o PL for aprovado, a situação só vai piorar, pois as empresas vão poder terceirizar todas as suas atividades. Nós, sindicalistas, sabemos o quanto lutamos para conquistar direitos como PLR, acordos coletivos de trabalho, vale-mercado, entre outros. Não podemos perder tudo o que conquistamos ao longo do tempo com muita luta”, afirma Nelsão.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim), Sérgio Butka, falou da mobilização das centrais contra o 4330. “Estamos espalhando painéis públicos em todo o estado com a posição dos deputados federais do PR sobre o projeto. Também já fomos à Brasília pressionar os parlamentares a votarem contra o PL. Fizemos grandes manifestações de rua nos dias 11 de julho e 30 de agosto. Nos próximos dias, vamos intensificar essa mobilização, deixando bem claro para a sociedade quem está contra e quem está a favor desse projeto”, afirma Butka, que também é vice-presidente da Força PR.

Partidos se posicionam sobre o projeto
Durante a audiência pública de hoje, o presidente da Força PR, Nelsão, afirmou que três partidos já fecharam questão e vão votar contra o 4330: PT, PDT e PC do B. Na próxima quarta-feira, dia 18, o plenário da Câmara dos Deputados fará uma ampla audiência pública para debater o projeto. “Vamos conversar pessoalmente com os líderes dos outros partidos para que também se posicionem contra o PL”, afirmou Nelsão.

Veja mais fotos da audiência clicando aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.