Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Nesta quinta tem luta contra o amianto em São José dos Pinhais

Força Paraná e Sindicato dos Metalúrgicos vão pressionar para que vereadores derrubem veto do prefeito contra projeto de lei que proíbe mineral que mata mais de 100 mil trabalhadores por ano

Nesta quinta (12), a Força Sindical do Paraná vai lotar o plenário da Câmara de São José dos Pinhais para acompanhar a sessão que vai decidir o futuro da saúde dos trabalhadores  são joseense. Os vereadores estarão analisando os vetos feitos, de forma inexplicável, pelo prefeito da cidade, Luiz Carlos Setim, ao projeto de banimento do amianto do município. O projeto é uma iniciativa da Força Sindical do Paraná, apresentado pelos vereadores Ailton Feneme e Onildo Francisco dos Santos, os dois do partido Solidariedade.  No ultimo dia 7 de novembro a Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou o projeto de lei, porém o prefeito vetou alegando que isso pode espantar as empresas do município que trabalham com o minera, o que faria cair a arrecadação.

Antes da sessão, que acontece às 9h da manhã, diretores da Força e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba estarão reunidos com os vereadores para pressionar pela derrubada do veto do prefeito.

“Vamos pressionar para que haja bom senso dos vereadores. O amianto mata e por isso ficamos sem entender como o prefeito pode concordar a que os trabalhadores de São José fiquem expostos a tal perigo”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Letal
Altamente cancerígeno, o amianto é um mineral usado principalmente na fabricação de telhas de Eternit. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o amianto mata 100 mil pessoas por ano. “É fato. A OIT recomenda  a eliminação dessa substância. Não existe um limite seguro para o uso do amianto”, afirma o médico do trabalho, Drº Zuher Handar.

Atualmente 45 países proíbem seu uso, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

Bandeira antiga da Força Paraná
O banimento do amianto no país é uma bandeira antiga da Força Paraná. Devido a luta da Central, a capital do estado, Curitiba,  já proibiu  a utilização do mineral em seus limites. Além de liderar a luta nos municípios, a Força intensifica a pressão em cima dos deputados estaduais para a aprovação de uma lei que também proíba o amianto em todo o Paraná.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.