Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sindical do Paraná realiza audiência pública em Campo Largo para debater combate à violência contra a mulher

Como resultado da audiência, representantes do judiciário, legislativo e executivo junto com lideranças comunitárias e sindicais do município formarão uma comissão permanente para acompanhar situação das mulheres na cidade

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, aconteceu na manhã deste sábado (08), na Câmara Municipal de Campo Largo, uma audiência pública para debater o Março Laranja, projeto da  Força Sindical do Paraná e o Partido Solidariedade,  que tem por objetivo exigir do poder público a implantação de mais mecanismos de proteção a mulher vítima de violência doméstica. Participaram da audiência autoridades políticas, sindicais e comunitárias do município, que decidiram criar uma comissão permanente para acompanhar e fiscalizar o  andamento do Março Laranja na cidade.

Projeto Março Laranja  

Criado pela Força Paraná e pelo Solidariedade, o projeto Março Laranja exige do poder público  a  instalação de mecanismos de proteção à mulher em todos os municípios do Paraná.  Entre esses mecanismos estão:

- a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher;
- o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
- a Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual);
- a Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual);

“Entendemos que esses mecanismos são de vital importância  para dar mais agilidade ao combate à violência contra a mulher. Hoje não contamos com uma estrutura adequada para acolher a mulher  vítima de violência, o que acaba fazendo com que muitas prefiram sofrer caladas em vez de procurar ajuda. Por isso, hoje, neste dia especial, estamos lançando esse projeto e vamos lutar para sermos atendidos”, enfatizou o presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza.
 
Números alarmantes
 De 2009 a 2011, um total de 1.039 mulheres foram mortas no Paraná por feminicídio (morte em razão de gênero), média de 354 por ano. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de agressão no país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra ainda que o Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de feminicídios: 7,24 a cada 100 mil. O primeiro é o Espírito Santo, com 11,24 mortes a cada 100 mil.

Organismos públicos são insuficientes

Segundo o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquerito (CPMI), da Câmara Federal, que investigou, entre 2012 e 2013, a violência contra a mulher,  o país conta com apenas 408 Delegacias da Mulher e 103 núcleos especializados em delegacias comuns. A maioria está concentrada nas capitais e regiões metropolitanas.

“Com  a formação desta comissão permanente  pretendemos investigar a situação da mulher aqui em Campo Largo e, há partir disso, cobrar a implantação dos mecanismos propostos no projeto Março Laranja da Força”, diz a vereadora Fernanda do Nelsão, do partido Solidariedade

Autoridades presentes enfatizam importância do projeto da Força

“O projeto (Março Laranja) é bastante interessante pela abrangência. É preciso que seja estimulado e vamos pressionar para que ele venha acontecer aqui em Campo Largo”
 Dra. Nilce Regina Lima – juíza diretora do Forúm de Campo Largo

“Em nome do prefeito Afonso parabenizo a Força pela iniciativa. São campanhas assim que propiciam a melhor  a qualidade de vida para a mulher e a tão sonhada extinção da violência contra a mulher”

Daniel Nerone -  secretário municipal de Justiça e Cidadania, que esteve representando a prefeitura

 “A Força Sindical se diferencia de outras Centrais pela preocupação grande com o social. Ela visa discutir a sociedade não só na questão trabalhista, mas também em outras âmbitos. A discussão de hoje foi muito  proveitosa”

Luis Rossato (PDT)- vereador de Campo Largo

“Eu só tenho a parabenizar a força sindical pela  iniciativa. Foi muito interessante e o mais importante é que foi dado um primeiro passo. Quiça estejamos aqui no ano que vem, neste mesmo dia, nós não estejamos aqui para pedir uma basta e sim para comemorar o fim da violência contra a mulher”
Lindamir Ivanoski (PSL)– vereadora de Campo Largo

Participaram também da audiência a secretária municipal de Assistência Social, Noeli Parchen; a representante da Delegacia Civil de Campo Largo, escrivã Celine Beraldo; Sueli Quirino, conselheira tutelar do município; os vereadores de Campo Largo, Sueli Guarnieri, Cléia de Oliveira, Josley Andrade e Márcio Angelo Beraldo.

Audiências em várias cidades
    Além de Campo  Largo, a Força Paraná realizou audiências simultâneas em Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Matinhos e Pontal do Paraná. Serão realizadas ainda audiências em Curitiba, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Maringá.

Para ver mais fotos da audiência em Campo Largo,  assim como nos demais municípios, acesse o Facebook do Sindicato.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.