Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

SMC vai intensificar fiscalização nas CIPAS

Visando efetividade na prevenção de acidentes de trabalho o Departamento de Saúde do SMC vai intensificar a fiscalização nas Comissões Internas de Prevenção e Acidentes (CIPAS). A ação feita em conjunto com as representações sindicais de cada empresa inicia primeiramente na Volvo, Renault, Volkswagen, Bosch, CNH, WHB, Aker Solutions e AAM do Brasil.
 
Diretores sindicais destas empresas estiveram reunidos na sede do Sindicato nesta segunda-feira (28) e definiram um plano de trabalho com vários encaminhamentos, entre eles o envio das cópias das reuniões das CIPAS e das CATS (Comunicação de Acidentes de Trabalho) ao Departamento de Saúde. “Através destes procedimentos vamos ter um retrato do ambiente de trabalho nas linhas de produção”, analisa o diretor de Sáude do SMC, Osvaldo Silveira. “Não basta apenas implantar uma CIPA na empresa, é preciso também fiscalizar o trabalho deste setor para garantir um ambiente de trabalho seguro para o metalúrgico”, ressalta o presidente do SMC”, Sérgio Butka.  

A intensificação deste monitoramento deve-se também ao fato da CIPA ser muitas vezes vista apenas pela estabilidade de emprego. “O trabalhador que entra na CIPA deve saber o foco do setor que é atuar na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho”, conscientiza Osvaldo.

Além da fiscalização das CIPAS, o SMC estará também cobrando das empresas uma postura mais firme em relação saúde e segurança no chão de fábrica. Caso não haja retorno por parte da direção das fábricas serão acionados vários órgãos, entre eles o Ministério Público do Trabalho.

Números alarmantes

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), em 2013 foram registradas no estado 12.674 notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho apenas no setor de máquinas e metalurgia. Veja mais informações abaixo:

- Óbitos por acidentes de trabalho: 423 óbitos
- Amputações ocasionadas por máquinas e equipamentos: 423 amputações
- Fraturas  ocasionados por máquinas e equipamentos: 159 fraturas
- Esmagamentos ocasionados por máquinas e equipamentos: 44 esmagamentos
Fonte: SESA


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.