Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força PR, SMC e Secretaria de Estado marcam visita por saúde preventiva na Jtekt

Evento marcado para setembro faz parte da semana de prevenção e pretende servir de referência para novas empresas

- - - - -

Uma ação de prevenção à saúde e segurança dos trabalhadores está previamente combinada para ser realizada na Jtekt Automotiva, na metade de setembro, com participação do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Força Sindical do Paraná e a Secretaria de Estado do Trabalho. Essa proposta foi debatida durante a Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora realizada em junho.  


O evento faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Jtekt, liderado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, e o objetivo é realizar com os trabalhadores diversas ações, com o fornecimento de um kit de saúde básico relacionado a tabagismo, alcoolismo e AIDS. Também serão feitos na hora exames de glicose, pressão arterial, diabetes e hepatites B e C. “A ideia do sindicato é levar aos metalúrgicos a melhoria de qualidade de vida pela prevenção, pois o Estado tem a obrigação constitucional de fazer a saúde dos trabalhadores ser uma realidade”, ressaltou o Secretário Estadual de Saúde e Segurança do Trabalhador da Força Sindical do Paraná, Osvaldo da Silva Silveira, também diretor do departamento de saúde do SMC.

Jtekt Automotiva é uma empresa no setor de autopeças e faz sistemas de direção hidráulica e elétrica, em produtos fornecidos para montadoras do Brasil inteiro. O objetivo do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Força Sindical do Paraná e a Secretaria de Estado do Trabalho é estender essa proposta de atuação com a Sipat para todas as empresas da base em toda capital e região metropolitana.

Sindicato
As empresas interessadas em realizar esse trabalho de prevenção e saúde do trabalhador, além de integrantes de CIPAS, devem procurar o sindicato para que seja agendada essa atividade.  Trabalhadores também podem entrar em contato para alertar sobre o assunto. A Sipat anual está prevista na Norma Regulatória 5 (NR5), que institui a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), essa composta por representantes escolhidos pelos trabalhadores e também indicados da empresa.

O principal objetivo da CIPA é garantir que todo ambiente de trabalho seja livre de abusos ou problemas rotineiros, com ações preventivas, apurações de situações e também de melhorias. Comissões essas que podem buscar embasamentos técnicos e capacitação com sindicatos e centrais sindicais, mas não necessariamente conta com pessoas sindicalizadas. Cada Norma Regulatória (NR) de segurança e saúde no trabalho fica prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Encontro
A ação prevista para a Jtekt  foi colocada em agenda, dependendo apenas da confirmação exata da data, após reunião ocorrida terça-feira (26/8), na Secretaria de Saúde do Paraná, em Curitiba. A Força Sindical representou os trabalhadores no encontro que teve a presença do Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Sezifredo Paz.  

A intermediação do SMC para a mobilização com a Secretaria de Saúde do Paraná foi uma solicitação de representantes da CIPA da Jtekt. Na reunião foram debatidas estratégias para a visita educativa na metade de setembro. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.