Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Força PR inicia em São José dos Pinhais projeto que visa melhorar a saúde pública no estado

Projeto Auditoria Cívica na Saúde qualifica cidadãos para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis
  
Nesta quinta feira (28), a Força Sindical do Paraná deu o primeiro passo na luta pela melhoria da saúde pública no Paraná.  O projeto Auditoria Cívica na Saúde foi apresentado  hoje, em São José dos Pinhais (PR), para representantes de associações de moradores, Sindicatos e outras instituições da sociedade civil organizada do município. A reunião, que aconteceu na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, foi preparatória para  a organização da Auditoria, que vai acontecer nos próximos dias 30 e 31 de outubro.

“Muitas vezes o cidadão quer cobrar mais melhorias, mas não sabe com fazer isso. O objetivo da Auditoria é esse: auxiliar o cidadão a fiscalizar. Fizemos está reunião para apresentar o projeto e mostrar que a Auditoria vai ser uma ferramenta importante na luta da população para exigir a melhoria na saúde pública do nosso estado. E é só através da participação popular que vamos conseguir isso”, diz o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.
 
Dinheiro para saúde é mal aplicado
Durante a reunião de hoje, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Gerson Tainha Vuicik, apresentou dados sobre o orçamento de São José dos Pinhais para a saúde e mostrou que dinheiro existe.

Segundo Tainha, o orçamento  para a saúde é de R$ 270 milhões. Além desses valores, a Secretaria de Saúde do município solicitou e recebeu valores adicionais que totalizam cerca de R$ 17,5 milhões.

“Como se vê dinheiro existe, porém, é mal gerido e acaba indo pelo ralo. Infelizmente, essa é uma situação que não acontece somente em São José, mas em todos os municípios do Brasil. E é somente quando o cidadão começar a cobrar mais que os administradores irão apertar o cerco do desperdício”, enfatizou Tainha.

Projeto Auditoria Cívica na Saúde
Criado e coordenado pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, o projeto qualifica cidadãos para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

Em São José, projeto acontecerá nos dias 30 e 31de outubro
Na reunião, ficou definido que a Auditoria  em São José dos Pinhais acontecerá nos próximos dias 30 e 31 de outubro. Já estão  inscritas cerca de 50 pessoas. Além desses inscritos, já confirmaram presença também  o promotor de saúde no município, Doutor Willian Lira de Souza, assim como a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flavia Irion Ferreira, e alguns outros conselheiros.

O objetivo é realizar as auditorias no maior número de municípios do Paraná. Para isso o projeto já conta com o apoio Ministério Publico, através do Doutor Marco Antonio Teixeira, Procurador de Justiça e Coordenador do CAOP de Proteção à Saúde Pública – Membro da Comissão Permanente de Defesa da Saúde do MP-PR. Amparado na Lei de Acesso à Informação, O MP exige que os postos permitam a fiscalização dos voluntários.

Até 70% dos problemas resolvidos
A Auditoria Cívica na Saúde já foi realizada em 52 cidades brasileiras. A resolução dos problemas apontados pela Auditoria fica entre 40% a 70%.   O projeto já recebeu diversas prêmios em reconhecimento ao trabalho realizado.

Participantes da reunião destacam importância do projeto
“A Força Sindical sai mais uma vez na frente como uma Central cidadã, preocupada não somente com questões trabalhistas,  mas também com a sociedade em geral. Como demonstrado na reunião, São José dos Pinhais é  um dos munícipios  que mais arrecadam no Paraná, porém, o dinheiro é mal usado. Enquanto o cidadão, o contribuinte, não começar a cobrar, isso vai continuar.  É aí que se encaixa o projeto, que significa o cidadão tomando conta do processo para exigir uma melhor administração” Osvaldo Silveira – secretário de Saúde da Força Sindical do Paraná

“É preciso a participação popular para melhorar o serviço público. A Força Sindical vem auxiliar a comunidade em geral para que possa ter um serviço de qualidade como está na Constituição. Hoje tivemos um grande número de pessoas aqui. Isso mostra o tamanho da preocupação das pessoas com a questão da saúde” Jamil D’avila – secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

“Esse projeto é muito importante, a saúde está muito precária. Ás vezes em casos de emergência, o pessoal tem que ficar de 5 a 6 horas esperando.  Já me cadastrei para ser um auditor, pois achei projeto interessante”  
Daniel de Oliveira Santos – presidente da associação de moradores do Jardim Urano

“Tudo que foi falado aqui hoje sobre o projeto abre um leque para muitas pessoas que não tem a chance e não sabe como reivindicar seus direitos. Há partir desse projeto da Força, elas vão poder exercer isso. Se o cidadão não cobra, nada acontece. Acho muito importante a população estar unida para reivindicar” Sonia Maria Predine – representante da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas

Para ver mais fotos da reunião preparatória, acesse o Facebook do Sindicato: www.facebook.com.br/metalurgicosdecuritiba
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.