Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Dilma reúne milhares de pessoas em Curitiba

Presidente pediu para os trabalhadores compararem como era suas vidas nos anos 90 e como está hoje

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) fez campanha em Curitiba na tarde desta sexta-feira (17). Concorrendo à reeleição, Dilma participou de passeata que teve concentração na Praça Santos Andrade, no Centro. De lá, ela seguiu em cima de um carro até a Praça Generoso Marques, seguida de militantes e apoiadores.

Esta foi a primeira vez que a Dilma foi ao Paraná durante a campanha eleitoral. Ela esteve acompanhada do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), do senador Roberto Requião (PMDB), do ex-senador Osmar Dias (PDT), e de lideranças locais. Ao final da passeata, a petista subiu em um carro de som para discursar. Ela fez comparações entre os governos do PT e do PSDB, e disse que “o Brasil não pode dar um passo para trás”.

“Vamos mostrar que o Brasil não quer mais ficar de joelhos diante do Fundo Monetário Internacional (FMI). Eles quebraram esse país três vezes, eles criaram a maior onda de desemprego, reduziram os salários. Agora vêm e falam – o salário mínimo está muito alto. Está muito alto para eles, que ganham milhões. Não para o povo desse país”, disse a petista.

Sem mencionar pessoalmente o adversário, Aécio Neves (PSDB), Dilma fez críticas às gestões do PSDB na Presidência da República (1995-2002). “Eles quando puderam não fizeram e hoje com a cara mais limpa dizem – ‘eu vou fazer o Bolsa Família’. Não vão, não. Porque nunca fizeram. Quando puderam não criaram universidades, pelo contrário, sucatearam as universidades públicas, proibiram que se fizessem escolas técnicas federais”, criticou. A petista ainda fez comparações entre as políticas industriais, e as relações com os bancos públicos.

Sobre o tom da campanha, com ataques entre os candidatos, Dilma disse que ela e seus aliados foram ‘desafiados’. "Nós não somos da guerra, nós não somos da briga. Mas quando nos desafiam, a gente encara uma boa briga", afirmou a petista.

Força e Sindicato participaram da caminhada
A diretoria da Força Sindical do Paraná e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba participaram do evento.

“São inegáveis os avanços dos trabalhadores e da população brasileira na última década. Hoje o trabalhador tem renda, todo mundo pode ter seu carro, lotar mercado, shopping, viajar de avião, reformar ou comprar a casa, o acesso ensino superior está bem mais fácil, coisas que antes do PT, era privilégio de uma minoria apenas”, disse Sérgio Butka, presidente da Força e do SMC.

Butka relembrou as dificuldades enfrentadas nos anos  90, quando o PSDB governou o Brasil, uma época sombria para os trabalhadores: “Tivemos que enfrentar arroxo salarial , desemprego e uma política que privilegiava o mercado financeiro em detrimento do trabalhador. Só não acabaram com a CLT porque os trabalhadores se organizaram e foram para a rua.  Situação bem diferente de hoje onde o trabalhador tem PLR, vale mercado, abono salarial e demais benefícios que antes do PT eram só sonho”, concluiu Sérgio.

Veja mais fotos da caminhada acessando o Facebook do Sindicato: www.facebook.com/metalurgicosdecuritiba

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.