Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

SMC intensifica protesto de trabalhadores da Nissan no Salão do Automóvel

No ultimo dia 31 o SMC reforçou o protesto dos trabalhadores brasileiros e americanos da Nissan realizado em frente ao stand da montadora no Salão do Automóvel, em São Paulo.
 
O objetivo da ação em conjunto com Força Sindical, outras centrais e a United Auto Workers (UAW) foi conscientizar o consumidor em relação as condições de trabalho na unidade situada em Canton, no Mississipi.

Neste estado, a exemplo de outros nos EUA, a representação sindical não é obrigatória, enfraquecendo a luta sindical e dificultando a busca por mais avanços para a categoria.

Os manifestantes compraram os ingressos, entraram disfarçados e durante o evento mostraram a camisa que estava por baixo com os dizeres “A Nissan não respeita os direitos dos trabalhadores”.
 
O protesto despertou a curiosidade dos participantes que conversaram com as lideranças sindicais.
 
“O público ficou curioso em saber o motivo e ficaram surpresos como o EUA, país conhecido por pregar a liberdade é adepto de uma atitude tão anti-democrática”, ressaltou o diretor do SMC, Paulo Pissinini.

“Além disso, a montadora não precisa prestar contas à nenhuma entidade governamental sobre demissões. É bom lembrar que as empresas e o estado ainda assustam a população dizendo que o Sindicato pode retardar a economia”, ressalta o diretor de relações internacionais da United Auto Workers, o brasileiro Rafael Messias Guerra.

Intercâmbio
Desde o ano passado UAW e SMC realizam intercâmbio com o objetivo das entidades conhecerem a realidade sindical de cada país.
 
Em reunião de avaliação a diretora da UAW, Ginny Couglin fez um balanço positivo sobre o projeto.

“O Sindicato daqui de Curitiba transmitiu muita coragem e esperança para os metalúrgicos da Nissan
do estado do Mississipi. Agora sabemos que não estamos sozinhos na nossa luta”, frisou Ginny.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.