Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Diários Secretos: MP denuncia deputado Nelson Justus por desvio de dinheiro e outros três crimes

Após revelação de corrupção na Assembleia Legislativa , entidades civis se uniram e criaram o Movimento O Paraná que Queremos, que cobrou mais transparência nas estâncias de poder do estado

Quase cinco anos após a revelação dos casos de corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) feitas pela série de reportagens Diários Secretos, da Gazeta do Povo e RPC, o  Ministério Público do Paraná (MP) ofereceu denúncia contra o deputado estadual Nelson Justus (DEM), ex-presidente da Assembleia Legislativa. O parlamentar e mais 31 pessoas ligadas a seu gabinete estão sendo acusados dos crimes de formação de quadrilha, peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. O ex-diretor-geral da Assembleia Abib Miguel, o Bibinho, também é citado na denúncia, por falsidade ideológica.

Segundo fontes do MP ouvidas pela reportagem, a principal alegação é de que Justus, junto com assessores próximos, usaram funcionários fantasmas em um esquema de desvio de dinheiro público. Além disso, a denúncia também aborda o caso de servidores lotados na presidência da Assembleia que seriam, na verdade, agentes políticos do deputado no interior – o que, no entendimento do MP, também se trataria de peculato. Por fim, o MP denuncia o parlamentar e seus assessores de lavarem dinheiro com a venda e compra de veículos.

A denúncia foi oferecida em 12 de fevereiro, e o relator será o desembargador Guilherme Freire. O processo está em fase de notificação dos denunciados. Somente após ouvir a defesa, o Tribunal de Justiça decide se acata ou não a ação. O processo tramita em segunda instância, uma vez que Justus tem direito a foro privilegiado.

Movimento O Paraná que Queremos

Após as denúncias feitas pela Gazeta do Povo, a Força Sindical, a Ordem dos Advogados do Brasil e diversas outras instituições da sociedade civil organizada se uniram em torno do Movimento O Paraná que Queremos, que pressionou pela aprovação da Lei da Transparência, om medidas que limitavam a prática de corrupção.

Na boca do caixa

A denúncia feita pelo  envolve dois núcleos familiares que apareceram na série de reportagens Diários Secretos, realizada pela Gazeta do Povo e pela RPC: o do assessor parlamentar Luiz Alexandre Barbosa e o do chefe de gabinete Sérgio Roberto Monteiro. Os dois utilizavam seus parentes como funcionários fantasmas. Uma das pessoas denunciadas pelo MP, por exemplo, é Tereza Ferreira Alves. Sogra de Barbosa, ela era lotada no gabinete da presidência da Assembleia, mas trabalhava como cabelereira em um salão na Avenida Iguaçu, em Curitiba.

Segundo fontes consultadas pela reportagem, que tiveram acesso à denúncia, os “fantasmas” assinavam cheques em branco e repassavam aos assessores de Justus, que preenchiam o valor dos seus salários e retiravam em dinheiro vivo em uma agência bancária. A quebra do sigilo bancário e a perícia dos cheques permitiram que o MP chegasse à conclusão.

Por se tratar de dinheiro vivo, não se sabe exatamente a destinação dos valores, ou como eles eram divididos entre os membros da suposta quadrilha. Entretanto, segundo as investigações, parte desses valores foram lavados na compra e venda de veículos.

Além disso, o MP também denuncia Justus por ter contratado servidores no gabinete da presidência para trabalhar como “cabos eleitorais” do deputado no interior. A denúncia considera que isso seria desvio de dinheiro público. De acordo com procuradores do MP, é permitido que funcionários comissionados dos gabinetes parlamentares trabalhem no interior como agentes políticos. Entretanto, isso não vale para a presidência – um cargo administrativo.

Por fim, Justus e Bibinho também são acusados de falsidade ideológica. Em 2009, dois funcionários do gabinete da presidência foram presos por extrair palmito ilegalmente no litoral. O deputado apresentou documentos que diziam que eles estavam lotados no gabinete do deputado, e seriam seus agentes políticos. Segundo o MP, esses documentos teriam sido falsificados pela dupla.

O advogado de Bibinho, Eurolino Sechinel dos Reis, não quis comentar o caso. Ele disse que ainda não foi notificado e não tem conhecimento do teor da denúncia. Já o deputado não atendeu às ligações da reportagem.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.