Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos de Curitiba e americanos da UAW realizam Seminário Internacional sobre enfrentamento da crise em São José dos Pinhais (PR)! ACOMPANHE AO VIVO!

Evento acontece nesta quinta(12) e sexta (13) e vai discutir a precarização de trabalho nas multinacionais e traçar estratégias de ação conjunta

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE AO VIVO O SEMINÁRIO!
 
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e o sindicato americano United Auto Workers (UAW), considerado a maior entidade sindical do mundo, realizam nesta quinta (12) e sexta-feira o Seminário Internacional de Organização Sindical Brasil - EUA. O objetivo é conhecer a realidade e debater os principais problemas e desafios enfrentados pelos trabalhadores dos dois países após a eclosão da Crise Financeira Mundial, em 2008.  Precarização no trabalho, assédio moral, demissões arbitrárias, tentativas de redução de direitos e ataques contra a liberdade de organização dos trabalhadores, orquestrados principalmente pelas multinacionais, serão alguns dos focos do Seminário.  Além disso, o compartilhamento de experiências de luta, organização sindical e colaboração internacional também serão debatidos.   A abertura do evento será amanhã, às 11h00, na Subsede de São José dos Pinhais do SMC (Rua Rua Padre Bittencourt, 343, SJP – Centro).
 
UAW é um dos maiores Sindicatos do mundo
O United Auto Workers (UAW) foi fundado em 1935 e é um dos maiores e mais diversificados Sindicatos da América do Norte, com mais de 390 mil membros ativos e de 600 mil membros aposentados nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.

Os desafios enfrentados pela UAW em sua luta por melhores salários e condições de trabalho são enormes já que nos EUA os estados são independentes para criar suas leis, o que faz com que alguns simplesmente não reconheçam a atuação sindical, o que precariza as condições dos trabalhadores.
 
Ações no mundo todo para enfrentar ataques aos trabalhadores americanos
É devido a situações como essa que o UAW começou a expandir os laços com organizações sindicais do mundo todo. No Brasil, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba já foram realizadas várias ações como a luta, em 2014, contra  a perseguição da fábrica da Nissan,  na cidade de Canton, no Mississipi, aos trabalhadores americanos Chip Wells e Calvin Moore, que estavam sendo ameaçados por denunciar as más condições de trabalho dos trabalhadores.   Através dos protestos dos metalúrgicos nas fábricas  da empresa no Brasil (Rio de Janeiro e Paraná), a fábrica americana recuou em sua perseguição aos dois  trabalhadores.
 
Parceria trouxe ator de Hollywood ao Paraná para participar de assembleia na Renault
A parceira entre o SMC e a UAW também já trouxe o famoso ator Danny Glover, astro da trilogia “Máquina Mortífera”, e conhecido ativista social e colaborador da UAW, para participar de uma assembleia dos metalúrgicos da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, em 2013.
 
Participantes e palestrantes do Seminário
Entre os americanos participantes do evento estarão  Ray Curry, Diretor da UAW dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA; Mark Hasis, Diretor de Organização Nacional  da UAW; José Simões Portugal, Diretor de Organização Sindical da SEIU (Sindicato dos Serviços dos EUA), além da advogada-chefe Mary Joyce Carlson (que participa por vídeo conferência).

Participam também do Seminário o diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho  (OIT) no Brasil, Stanley Gacek; o presidente da Força Sindical do Paraná, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná e do SMC, Sérgio Butka; o presidente nacional da Força Sindical Nacional, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, além de lideranças sindicais de todo o Brasil, como os presidentes dos sindicatos de metalúrgicos de Gravataí (RS), Volta Redonda (RJ), Catalão (GO), Anapólis (GO), Londrina (PR), Maringá (PR), Paranaguá (PR), Irati (PR) e Cascavel (PR). A promotora do Ministério Público do Paraná, dra. Margaret Matos de Carvalho também palestra no evento.
 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL – BRASIL –EUA:
QUINTA-FEIRA - 12 DE MARÇO DE 2015

 
 
11h00: ABERTURA OFICIAL
 
Sérgio Butka – Presidente da Força Sindical do Paraná
 
Miguel Torres – Presidente da Força Sindical Nacional  e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM)
 
Ray Curry - Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA
 
Stanley Gacek – Diretor Adjunto na OIT Brasil
 
Luiz Carlos Setim – Prefeito de São José dos Pinhais
 
 
14h00: PAINEL 1 – Organização Sindical Brasil X EUA – Desafios e Vitórias
 
Palestrantes
 
Ginny Coughlin - Representante da UAW no Brasil
 
Ray Curry – Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA
 
João Carlos Gonçalves: Secretário-Geral da Força Sindical
 
Dr Zuher Handar  - Médico do Trabalho e assessor de saúde da Força Sindical do Paraná

 
16h30: PAINEL 2 – Campanhas com Envolvimento: Movimento Sindical e Comunidade
 
Palestrantes
 
Mark Haasis – Diretor de Organização Nacional da UAW
 
Carlos Albino – Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos - CNTM
 
 
SEXTA-FEIRA - 13 DE MARÇO DE 2015
 
9h00: PAINEL 3 – Estratégias de Campanhas Sindicais: Brasil x EUA
 

Palestrantes
 
Kristyne Peter – Diretora de Relações Internacionais  da UAW
 
Stanley Gacek – Diretor Adjunto na OIT Brasil
 
Iraci Borges – Advogado trabalhista e assessor do SMC
 
 
11h00: PAINEL 4 – Organizando Trabalhadores Terceirizados e Integração das Mulheres e Aposentados nas Lutas Trabalhistas
 
Palestrantes
 
José Simões Portugal – Diretor de Organização Sindical da SEIU/EUA
 
Mônica Veloso – Vice-presidente da CNTM
 
 
14h00: PAINEL 5 – Multinacionais e as Estratégias Globais de Precarização do Trabalho
 
Palestrantes
 
Mary Joyce Carlson – Advogada Chefe do SEIU (Vídeo Conferência)
 
Mônica Veloso – Vice-presidente da CNTM
 
Margaret Matos de Carvalho – procuradora do trabalho
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.