Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Aumentar a solidariedade entre os trabalhadores: Veja como foi o 1º dia do Seminário Internacional de Organização Sindical Brasil \EUA

Evento, promovido pelos metalúrgicos da Grande Curitiba e UAW, que acontece em São José dos Pinhais (PR), continua amanhã! ASSISTA AO VIVO PELA METALTV!

 Aumentar a cooperação para fortalecer luta dos trabalhadores em âmbito mundial! Esse é um dos objetivos do Seminário Internacional de Organização Sindical que começou  hoje, em São José dos Pinhais (PR). O evento, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e pelo Sindicato americano UAW, tem por objetivo trocar experiências de luta e traçar estratégias de ação ante os desafios impostos aos trabalhadores dos dois países atualmente, principalmente após a eclosão da Crise Financeira Mundial, em 2008.

Abertura do seminário
Na abertura do Seminário, o presidente do SMC, Sérgio Butka, ressaltou a necessidade das organizações sindicais fortalecer o intercâmbio de ideias e ações. “Este evento é extremamente importante para que nós, representantes dos trabalhadores,  possamos, em conjunto,  debater e buscar soluções e posições politicas unitárias para que a gente possam fortalecer a luta por mais direitos para os trabalhadores”.

Já para Ray Curry, Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA, “é muito importante estarmos juntos para conhecer de perto a realidade dos trabalhadores e da luta trabalhista tanto aqui no Brasil, como nos EUA. Dessa forma,  poderemos traçar uma agenda comum de atuação”, disse.

O secretario-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna,  afirmou que “o Seminário vem reforçar a parceria entre trabalhadores brasileiros e americanos na luta para combater as ofensivas contra os trabalhadores praticados pelas multinacionais. Por isso, é importante o debate para traçar estratégias em comum”, falou.

Presente ao evento, Luiz Carlos Setim, prefeito de São José dos Pinhais, enfatizou o fato do seminário estar sendo realizado no munícipío: “ São José dos Pinhais é um dos principais polos automotivos do país, por isso, recebemos com alegria esse evento na cidade, que mostra que os trabalhadores estão cada vez mais organizados para lutar para seus direitos”, disse.

Stanley Gacek,  Diretor Adjunto na OIT Brasil, “é  uma honra para mim fazer parte desse momento histórico.  A premissas do momento atual mostram a importância estratégica de momentos como esse.  Por isso, o intercâmbio é importante para a construção da solidariedade entre os trabalhadores para termos estratégias de luta  ante as empresas dos dois países.  Inclusive em termos do sistema jurídico do trabalho”, ressaltou.

A Vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, ressaltou “ que a Força Sindical sempre tem comparecido com força nas lutas e mobilizações não só relativos ao trabalho, mas também em outras pautas da sociedade. É muito importante este dialogo e troca de experiências. Estamos numa mesa de guerreiros” disse.

Participam do evento lideranças sindicais de todo o Brasil, como os presidentes  e diretores dos sindicatos de metalúrgicos de Gravataí (RS), Volta Redonda (RJ), Catalão (GO), Anapólis (GO), Londrina (PR), Maringá (PR), Paranaguá (PR), Irati (PR) e Cascavel (PR), além do Ministério Público do Trabalho.

ASSISTA O SEMINÁRIO AO VIVO PELA METALTV
O Seminário está sendo transmitindo ao vivo pela MetalTV, a TV online do Sindicato dos Metalúrgicos. Acesse www.metaltv.com.br, vá no link ao vivo e acompanhe todas as palestras e debates. 


CRONOGRAMA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL – BRASIL –EUA:


QUINTA-FEIRA - 12 DE MARÇO DE 2015

 
 11h00: ABERTURA OFICIAL
 
Sérgio Butka – Presidente da Força Sindical do Paraná

João Carlos Gonçalves – Secretário- geral da Força Sindical
 
Ray Curry - Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA
 
Stanley Gacek – Diretor Adjunto na OIT Brasil
 
Luiz Carlos Setim – Prefeito de São José dos Pinhais
 
 
14h00: PAINEL 1 – Organização Sindical Brasil X EUA – Desafios e Conquistas
 

Palestrantes
 
Ginny Coughlin - Representante da UAW no Brasil
 
Ray Curry – Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA
 
João Carlos Gonçalves: Secretário-Geral da Força Sindical
 
Dr Zuher Handar  - Médico do Trabalho e assessor de saúde da Força Sindical do Paraná

 
16h30: PAINEL 2 – Campanhas com Envolvimento: Movimento Sindical e Comunidade

 
Palestrantes
 
Mark Haasis – Diretor de Organização Nacional da UAW
 
Carlos Albino – Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos - CNTM
 
 
SEXTA-FEIRA - 13 DE MARÇO DE 2015

 
9h00: PAINEL 3 – Estratégias de Campanhas Sindicais: Brasil x EUA
 
Palestrantes
 
Kristyne Peter – Diretora de Relações Internacionais  da UAW
 
Stanley Gacek – Diretor Adjunto na OIT Brasil
 
Iraci Borges – Advogado trabalhista e assessor do SMC
 
 11h00: PAINEL 4 – Organizando Trabalhadores Terceirizados e Integração das Mulheres e Aposentados nas Lutas Trabalhistas
 
Palestrantes
 
José Simões Portugal – Diretor de Organização Sindical da SEIU/EUA
 
Mônica Veloso – Vice-presidente da CNTM
 
 14h00: PAINEL 5 – Multinacionais e as Estratégias Globais de Precarização do Trabalho
 
Palestrantes
 
Mary Joyce Carlson – Advogada Chefe do SEIU (Vídeo Conferência)
 
Mônica Veloso – Vice-presidente da CNTM
 
Margaret Matos de Carvalho – procuradora do trabalho

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.